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Title in Portuguese: Simulação numérica do fluxo d’água em pavimentos asfálticos compostos por misturas asfálticas com diferentes coeficientes de permeabilidade
Author: Ferreira, Wellington Lorran Gaia
Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Silva Filho, Francisco Chagas da
Keywords: Pavimentos
Misturas asfálticas
Permeabilidade
Fluxo de água
Issue Date: 2015
Citation: FERREIRA, Wellington Lorran Gaia; CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco; SILVA FILHO, Francisco Chagas da. Simulação numérica do fluxo d’água em pavimentos asfálticos compostos por misturas asfálticas com diferentes coeficientes de permeabilidade. Transportes, São Paulo-SP, v. 23, n. 3, p.64-72, 2015.
Abstract in Portuguese: A água pode atingir o pavimento de diversas formas, como por precipitação ou ascensão capilar. O efeito deletério da água é um dos principais fatores responsáveis pelo desgaste de pavimentos asfálticos. Um parâmetro para examinar a qualidade do pavimento com relação ao escoamento de água é a permeabilidade dos materiais que compõem as diversas camadas da estrutura. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o padrão de fluxo d’água em pavimentos asfálticos compostos por misturas asfálticas com diferentes coeficientes de permeabilidade (k). Para isso, foi utilizado um programa baseado no método dos elementos finitos (MEF) para modelar o fluxo d’água em um perfil hipotético de um sistema em camadas. No total, foram analisadas seis misturas asfálticas com diferentes percentuais de Volume de vazios (Vv): quatro com granulometria densa, sendo duas do tipo Areia Asfáltica - AA (7% e 9% de Vv) e duas do tipo Concreto Asfáltico - CA (4% e 7% de Vv), e duas com granulometria aberta do tipo Camada Porosa de Atrito - CPA (20% e 23% de Vv). Os resultados demostram que o padrão de fluxo depende não somente da permeabilidade média do material, mas também da forma como a permeabilidade está distribuída na camada de revestimento
Abstract: The water can reach the pavement in various ways, such as by precipitation or by capillarity. The deleterious effect of water is a major factor responsible for the distresses in asphalt pavements. An important parameter to verify the quality of the pavement with respect to water flow is the material permeability. In this context, this work aims to evaluate the water flow pattern in asphalt pavements composed by different types of asphalt mixes. With this purpose, a finite element program was used to model the water flow in a hypothetical profile of asphalt pavement. Six types of asphalt mixes with different air voids content were analyzed: four with dense gradation, two types of sand asphalt (7% and 9% air voids), and two types of asphalt concrete (4% and 7% air voids), and two open grade friction course (20% and 23% air voids). The results show that the flow pattern depends not only on the average permeability of the material, but also on the material permeability distribution.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58639
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2237-1346
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