Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58705
Title in Portuguese: Proposta e avaliação de algoritmo de médias sucessivas para reconstrução da matriz origem-destino sintética
Author: Bertoncini, Bruno Vieira
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Kawamoto, Eiji
Keywords: Matriz OD Sintética
Média Sucessiva
Técnica bí-nível
Controle de tráfego
Estimação de Matrizes OD
Issue Date: 2013
Citation: BERTONCINI, Bruno Vieira; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro; KAWAMOTO, Eiji. Proposta e avaliação de algoritmo de médias sucessivas para reconstrução da matriz origem-destino sintética. Transportes, São Paulo-SP, v. 21, n. 2, p. 21–29, 2013.
Abstract in Portuguese: Este trabalho tem como objetivos principais desenvolver e avaliar um algoritmo de médias sucessivas aplicado à reconstrução da matriz origem-destino (OD) sintética baseada em contagens de tráfego. Inicialmente, discute-se conceitualmente a estratégia de solução bi-nível para este problema de otimização de ponto fixo e descreve-se a aplicação do método de médias sucessivas como técnica de solução hierárquica, detalhando o algoritmo proposto para implementação computacional. Em seguida, é apresentado um experimento para verifica-ção do desempenho deste algoritmo, confrontando seus resultados com os provenientes do softwareTransCAD. As conclusões indicam que o método investigado foi capaz de gerar bons resultados, inclusive melhores que os do TransCAD. Entretanto, em nenhum dos casos anali-sados foi possível reconstruir a matriz original com elevada precisão.Ao final, são apontadas algumas questões de pesquisa que poderão contribuir para aplicações da modelagem da matriz OD sintética em redes congestionadas de transportes
Abstract: This work has as its main objectives to develop and evaluate a successive averages algorithm applied to the reconstruction of the synthetic OD matrix based on traffic flow counts. Initially, it is discussed conceptually the bi-level solution strategy for this fixed-point op-timization problem and described the application of the method of successive averages as a hierarchical solution technique, detailing the proposed algorithm for computer implementation. Following, it is presented an experiment to verify the performance of this algorithm, comparing its results to those obtained with TransCAD software. The conclusions indicate that the assessed method was able to produce good results, even better than TransCAD’s. However, in none of the analyzed cases it was possible to reconstruct the originalmatrix with a high level of precision. At the end, some research questions are highlighted which may improve modeling efforts of the synthetic OD matrix in congested transportation networks.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58705
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2237-1346
Appears in Collections:DET - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_art_bvbertoncini.pdf544,85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.