Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5874
Título: A formação de palavras no português do brasil: um estudo dos sufixos -eir e -ud numa abordagem computacional
Título em inglês: The formation of words in Portuguese of Brazil: a study of the suffix -eir e -ud and a computational approach
Autor(es): Costa, Ednardo Luiz da
Orientador(es): Alencar Araripe, Leonel Figueiredo de
Palavras-chave: Morfologia (linguistica)
Linguistica - Processamento de Dados
Gramática Gerativa
Autômatos de Estados Finitos
Produtividade
Regras de Formação de Palavras
Derivação Sufixal
Linguistica
NILC/São Carlos - Morfologia (linguistica)
CONDIVport - Morfologia (linguistica)
Texto jornalístico - Morfologia (linguistica)
Língua portuguesa - Formação das palavras
Língua portuguesa - Sufixos e prefixos
Chave - Morfologia (linguistica)
Productivity
Word Formation Rules
Derivation Suffixal
Data do documento: 2010
Editor: http://www.teses.ufc
Citação: Costa, E. L.; Alencar Araripe, L. F. (2010)
Resumo: Este estudo investiga a formação de palavras na Língua Portuguesa contemporânea do Brasil. Dentro da perspectiva da morfologia derivacional, esta pesquisa teve por objetivo desenvolver um estudo das regras de formação de palavras através dos sufixos -eir e -ud na Língua Portuguesa. Essas regras foram desenvolvidas para melhor investigar a produtividade do processo morfológico da sufixação sob a perspectiva da Teoria Gerativa, centramos nosso trabalho principalmente nas idéias sobre a formação de palavras desenvolvidas por Anderson (1992) e Rocha (1998). Realizamos uma pesquisa empírica para podermos alcançar os objetivos de nosso trabalho. Compilamos um corpus contendo exemplos dos seguintes corpora brasileiros: NILC- São Carlos, ConDivport e Chave. Além dessas fontes, coletamos também diversos textos de jornais e revistas on-line, de forma assistemática, com o intuito de melhor descrever o fenômeno da derivação sufixal no português brasileiro contemporâneo. O nosso trabalho também possui uma implementação computacional, uma vez que desenvolvemos a construção de um analisador automático de palavras derivadas. Utilizamos para isso o FSA Utilities (que atualmente é um dos mais usados pacotes de ferramentas computacionais para construção e manipulação de autômatos e transdutores de estados finitos) na modelação computacional deste fragmento da morfologia flexional e derivacional do português.
Descrição: COSTA, Ednardo Luiz da. A formação de palavras no português do Brasil: um estudo dos sufixos -eir e -ud numa abordagem Computacional .2010, 132 p. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5874
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dis_elcosta.pdf811,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.