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Title in Portuguese: Identificação do comportamento viscoelástico não-linear e do dano em misturas asfálticas utilizando testes de varredura de tensão
Author: Coutinho, Renato Peixoto
Freire, Reuber Arrais
Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Soares, Jorge Barbosa
Keywords: Mistura asfáltica
Viscoelasticidade não-linear
Dano por fadiga
Varredura de tensão
Issue Date: 2011
Citation: COUTINHO, Renato Peixoto; FREIRE, Reuber Arrais; CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco; SOARES, Jorge Barbosa. Identificação do comportamento viscoelástico não-linear e do dano em misturas asfálticas utilizando testes de varredura de tensão. Transportes, São Paulo-SP, v. 19, n. 3 p. 35-41, 2011.
Abstract in Portuguese: Os materiais asfálticos apresentam comportamento que pode ser aproximado pela teoria da viscoelasticidade. Nesses mate-riais, é importante que seja feita a separação entre as respostas viscoelástica não-linear e de dano por fadiga. Este problema é comple-xo, pois nestas zonas (não-linear e dano) os materiais asfálticos apresentam comportamentos mecânicos semelhantes. Este trabalho a-presenta um procedimento experimental e analítico para separação destas zonas em concretos asfálticos. Para isso foi utilizada uma máquina de teste universal (UTM-25) e ensaios de varredura de tensão em diferentes misturas asfálticas. Depois de coletados os valo-res de deslocamento, foi utilizada uma análise estatística para encontrar a tensão máxima que pode ser aplicada ao material sem que se-ja invocada a resposta referente ao dano por fadiga. Os resultados mostraram que o valor da tensão de transição está diretamente asso-ciado às propriedades do material, e que a rigidez pode ser um fator determinante.
Abstract: Asphaltic materials are known to have a behavior that can be approximated by the viscoelasticity theory. In these materials it is essential to separate the nonlinear viscoelastic response from the fatigue damage response. This is a complex issue, because both nonlinearity and damage have a similar effect on the material mechanical behavior. This paper presents experimental and analytical procedures for separation of the nonlinear viscoelastic response from the fatigue damage in hot asphalt mixtures (HMA). A Universal Testing Machine 25 was used to perform stress sweep tests in three different HMAs. Once all the strain values were collected for each material, a statistical analysis was used to find the maximum stress that can be applied to the material without invoking the fatigue damage response. The results showed that the transition stress is directly associated with the material properties and stiffness can be a determining factor.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58743
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2237-1346
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