Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5877
Título: As imagens discursivas do brasileiro nas canções de Gonzaguinha
Título em inglês: The discursive images of the Brazilian in songs of Gonzaguinha
Autor(es): Farias, Geania Nogueira de
Orientador(es): Costa, Nelson Barros da
Palavras-chave: LINGUISTICA
Imagem Discursiva
Cena de Enunciação
Discurso Literomusical Brasileiro
Discurso Constituinte
Análise do discurso
Canções - História e crítica
Música e literatura
Música e linguagem
Discursive Image
Scene of Enunciation
Literomusical Brazilian Discourse
Constituent Discourse
Data do documento: 2011
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: Farias, G. N.; Costa, N. B. (2011)
Resumo: Nosso trabalho objetiva analisar as imagens discursivas do brasileiro presentes em doze canções de Gonzaguinha. Ao desenvolvermos este estudo, pretendemos verificar que imagens são essas, como se constituem, que efeitos de sentido provocam e, com isso, mostrar como determinadas imagens podem se consolidar e se perpetuar através de uma prática discursiva que se mostra constituinte. O discurso de Gonzaguinha será tomado neste trabalho como parte de um discurso constituinte, ou seja, um discurso que fundamenta maneiras de agir de uma coletividade, a saber o discurso literomusical brasileiro (COSTA, 2001). Esse trabalho será dirigido sob a perspectiva da Análise do Discurso Francesa, mais especificamente a partir do quadro teórico da cena de enunciação proposto por Dominique Maingueneau (1997, 2001, 2002, 2008a). É por meio da análise da cena de enunciação, que compreende três cenas (cena englobante, cena genérica e cenografia), e da análise do ethos e do código de linguagem, como dimensões dessa cena, que buscamos apreender a imagem discursiva do brasileiro que se delineia nas doze canções. Portanto, nossa análise articula diversas categorias enunciativas dentro de um dispositivo de fala em um contexto específico. Sendo esta pesquisa fundamentada na Análise do Discurso Francesa fez-se necessária uma articulação entre o discurso de Gonzaguinha e as condições de produção do mesmo. Contudo, dada a impossibilidade de abordarmos todo o conjunto das condições de produção das doze canções de uma só vez, optamos por abordar duas dimensões que julgamos imprescindíveis para compreendermos as canções de Gonzaguinha: o posicionamento que esse artista assume dentro do campo discursivo da Música Popular Brasileira, a saber a MPB, e o momento histórico da produção das canções que compõem nosso corpus: a ditadura militar no Brasil. Feita a análise das canções, tendo em vista os critérios elencados, pudemos verificar que, na maioria das canções, investiu-se na configuração de um brasileiro da cidade, trabalhador, comum, consciente, injustiçado, que sofre dificuldades sócio-econômicas, mas que não perde a esperança em dias melhores e tem a diversão como algo importante na sua vida; e que as imagens que são delineadas nas canções não servem simplesmente como retrato de um tipo específico, mas fazem parte de uma realidade que se busca denunciar.
Descrição: FARIAS, Geania Nogueira de. As imagens discursivas do brasileiro nas canções de Gonzaguinha. 2011, 107 f.. Dissertação (Mestrado em Linguistica) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernaculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5877
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_dis_gnfarias.pdf489,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.