Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58852
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Editorial
Autor(es): Lopes, Fátima Maria Nobre
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos;Aprendizagem;Educação nos presídios;Quilombolas do Vão do Moleque
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: LOPES, Fátima Maria Nobre. Editorial. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 84, p. 7-8, jan./abr. 2021.
Resumo: Em 2021, a revista Educação em Debate (EemD) chega aos seus 43 anos de existência. Como o periódico mais antigo da área de educação na região Nordeste, tem cumprido sua missão de nortear o debate acadêmico nesse campo do conhecimento. No primeiro quadrimestre deste ano, de acordo com nossa política de internacionalização, apresentamos artigos oriundos de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior (IES) nacionais e estrangeiras. Numa ordem alfabética dos títulos dos artigos, o leitor encontrará, neste número, temas variados no campo da educação, que apresentamos a seguir. A Educação de Jovens e Adultos e sua “juvenilização”: a expressão de uma promessa não cumprida de educação para todos no município de Cascavel (PR) é o tema do primeiro artigo, que tem como objetivo provocar e ampliar a reflexão sobre a produção do fenômeno da “juvenilização” da Educação de Jovens e Adultos, a partir de um elemento que o evidencia, qual seja, o número crescente de jovens e adolescentes que se inserem nessa modalidade de ensino. O segundo artigo, A escola no cárcere: uma reflexão sobre a educação dentro dos presídios brasileiros, busca contribuir com o debate sobre o papel das escolas dentro das prisões e analisar, junto à legislação vigente, o papel desta política pública no processo de reintegração social de apenados brasileiros na atualidade. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58852
ISSN: 2526-0847
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_fmnlopes.pdf172,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.