Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5902
Título: Uma análise de verbos frasais em on e off, à luz da lingüística cognitiva
Autor(es): Muniz, Mário Junglas
Orientador(es): Macedo, Ana Cristina Pelosi Silva de
Palavras-chave: Linguistica Aplicada
Esquemas Imagéticos
Verbos Frasais
Lingüística Cognitiva
Polissemia
Enatismo
Língua Inglesa - Locução Verbal
Gramática Cognitiva
Língua Inglesa - Polissemia
Data do documento: 2006
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: Muniz, M. J.; Macedo, A. C. P. S. (2006)
Resumo: Esta dissertação possui como escopo a análise de esquemas imagéticos em verbos frasais formados pelas partículas ON / OFF. Adotamos a perspectiva teórica da Lingüística Cognitiva que atribui a atividade conceitual a esquemas de imagens construídos antes da produção lingüística. Valemos-nos da teoria de Embodied Mind (Enatismo) para analisarmos as ocorrências e propormos um quadro de esquemas presentes na amostra retirada de livros utilizados no ensino de Inglês. Para tal fim, consideramos, inicialmente, verbos frasais a partir de sua característica principal neste estudo, (i.e. sua polissemia), introduzindo a visão tradicional, e depois, apresentando a visão promovida pela Lingüística Cognitiva, com base em Lakoff & Johnson (1980), Lakoff (1986, 1987), Johnson (1987) Langacker (1987, 1991, 1999), Croft & Cruse (2000) e Fauconnier & Turner (2002). A seguir, expomos a proposta de esquemas de imagens apresentados em Johnson (1987) e Croft & Cruse (2000) e elencamos os exemplos de nossa amostra retirados do corpus analisado. Os dados totais constam de 368 ocorrências de verbos frasais todos formados por dois elementos compostos pelas partículas ON / OFF, a partir dos quais selecionamos 62 exemplos que constituíram a amostra para o estudo. A partir da análise, verificamos características comuns aos esquemas imagéticos que subjazem aos verbos analisados, que podem ser atribuídas às experiências cognitivas transmutadas para a língua em seus contextos peculiares.
Descrição: MUNIZ, Mário Junglas. Uma análise de verbos frasais em on e off, à luz da lingüística cognitiva. 2006. 150 f. Dissertação (Mestrado em Linguistica) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5902
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_dis_mjmuniz.pdf628,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.