Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59101
Title in Portuguese: O Serviço de Referência no contexto das bibliotecas universitárias federais do nordeste brasileiro
Title: The reference service in the context of federal academic libraries in the Northeast Region of Brazil
Author: Santos, Izabel Lima dos
Silva, Jonathas Luiz Carvalho
Keywords: Biblioteca universitária
Serviço de referência
Serviços de informação
Universidades e faculdades
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Citation: SANTOS, Izabel Lima dos; SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. O Serviço de Referência no contexto das bibliotecas universitárias federais do nordeste brasileiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-27, 2021.
Abstract in Portuguese: Este artigo tem por objetivo identificar e analisar os modos como ocorre o desenvolvimento do Serviço de Referência nos sistemas de biblioteca das universidades federais do Nordeste brasileiro. Para tanto, foi realizado levantamento documental nos sites das dezoito instituições investigadas e aplicado questionário eletrônico junto aos bibliotecários que atuam nessas instituições. Constatou-se que inexistem nos sistemas analisados diretrizes direcionadas para a atuação do Serviço de Referência e predominam práticas tradicionais de referência com ainda poucas, porém importantes, iniciativas voltadas para Serviço de Referência Virtual. Conclui pontuando que a ausência de documentos orientativos e artefatos dedicados ao Serviço de Referência e a falta de apoio a capacitação profissional são algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais. Destaca ainda a necessidade de ampliação do Serviço de Referência Virtual e sugere possibilidades de expansão desta pesquisa.
Abstract: This article aims to identify and analyze the ways in which the Reference Service develops in the library systems of federal universities in northeast Brazil. To this end, a documentary survey was carried out on the websites of the eighteen investigated institutions and an electronic questionnaire was applied to the librarians who work in these institutions. It was found that there are no guidelines in the systems analyzed for the performance of the reference service and traditional reference practices prevail with still few, but important, initiatives aimed at virtual reference service. It concludes by pointing out that the absence of guidance documents and artifacts dedicated to the Reference Service and the lack of support for professional training are some of the main difficulties faced by professionals. It also highlights the need to expand the virtual reference service and suggests possibilities for expanding this research.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59101
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1980-6949
Appears in Collections:BU - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_art_ilsantos_jlcsilva.pdf1,8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.