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Tipo: Tese
Título: Práticas integrativas de cuidado numa abordagem de educação do espírito junto ao sujeito em situação de rua
Autor(es): Erbereli, Ligia Gomes Rodrigues
Orientador: Linhares, Ângela Maria Bessa
Palavras-chave: Educação e espiritismo;Fluidoterapia;Microfisioterapia;Pessoas desabrigadas
Data do documento: 2020
Citação: ERBERELI, Ligia Gomes Rodrigues. Práticas integrativas de cuidado numa abordagem de educação do espírito junto ao sujeito em situação de rua. Orientadora: Ângela Maria Bessa Linhares. 2020. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: OBJETIVOS: A presente pesquisa teve por objetivo estudar as contribuições das Práticas Integrativas e Complementares de cuidado ao desenvolvimento de uma abordagem de Educação do Espírito pelo Grupo Espírita Casa da Sopa (GECS), junto ao sujeito em situação de rua. As práticas integrativas investigadas na abordagem foram a Fluidoterapia e a Microfisioterapia. Assim, foram estabelecidos como objetivos específicos: a) verificar como a Fluidoterapia se insere na mediação da Educação do Espírito pelo GECS, junto ao sujeito em situação de rua; b) verificar como a Microfisioterapia, como uma prática complementar às práticas já realizadas pelo GECS, pode contribuir na mediação da Educação do Espírito pelo GECS, junto ao sujeito em situação de rua. MÉTODO: A abordagem qualitativa foi considerada mais apropriada para apreensão do universo simbólico dos sujeitos, com a metodologia de Pesquisa-ação Existencial, conforme René Barbier. A pesquisa situou-se no contexto específico de cuidado realizado pelo Grupo Espírita Casa da Sopa, em Fortaleza. O dispositivo medianímico (DMP) fora utilizado como técnica de coleta de dados complementar. RESULTADOS: A intervenção proposta foi realizada com seis sujeitos. Tanto a Fluidoterapia, como a Microfisioterapia contribuíram para que dois dos sujeitos realizassem reflexões sobre si, a vida e sua relação com o mundo, que se concretizaram em movimentos autopossuídos sinalizadores de avanços em seus percursos educativos espirituais. para que os resultados da abordagem tenham se evidenciado nestes dois sujeitos As práticas integrativas atuaram de forma dinâmica no processo, ora dispersando informações e fluidos desnecessários ao organismo, ora acrescentando-os. A assunção de seus próprios percursos educativos mostrou-se fundamental. CONCLUSÃO: Educar o ser integral envolve parceria e cuidados, inclusos no processo de ensino e aprendizagem. Assim, as Práticas Integrativas de cuidado estudadas mostraram ser importantes ferramentas de intervenção neste sentido, visto que atuam por meio do acolhimento, toque sutil, dispersão e doação de fluidos magnéticos e espirituais, bem como frequências de informações, de modo a compor mensagens por linguagens verbais e não verbais, fundamentais quando se consideram as dimensões física, mental e espiritual, e os três andares da casa mental.
Abstract: OBJECTIVES: This research aims to study the contributions of development care Integrative and Complementary Practices of a Spiritual Education approach by the Casa da Sopa Spiritual Group (GECS) with homeless people. The integrative practices studied in the approach were fluid therapy and microkinesitherapy. Thus, the specific objectives were established as: a) to check how fluid therapy is inserted within the mediation of Spiritual Education by GECS with homeless people; b) to check how microkinesitherapy, as a complementary practice to the ones already carried out by GECS, can contribute in the mediation of Spiritual Education by GECS with homeless people. METHOD: The qualitative approach was considered the most appropriate to apprehend the subjects’ symbolic universe, together with Existential Action-Research methodology by René Barbier. The research was inserted within the specific context of care provided by the Casa da Sopa Spiritist Group in Fortaleza. The medianimic device (MD) was used as a complementary data collection technique. RESULTS: The intervention proposed was carried out with six subjects. Both fluid therapy and microkinesitherapy contributed to the subjects’ making reflections about themselves, life, and their relation to the world, which were materialized in self-possessed movements that signaled advances in their spiritual educational paths. The integrative care practices acted in a dynamic manner in the process, sometimes dispersing information and fluids unnecessary to the organism, other times adding them. The assumption of their own educational trajectories proved to be fundamental. CONCLUSION: Educating the full being also involves partnership and care, included in the teaching and learning process. Therefore, the Integrative Care Practices studied proved to be important intervention tools in this sense, since they work through welcoming, subtle touch, dispersion and donation of magnetic and spiritual fluids, as well as information frequencies, so that to compose messages through verbal and non-verbal languages, which are fundamental when we take into account the physical, mental and spiritual dimensions, and the three floors of the mental house.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59190
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