Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59195
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação e trabalho na percepção de estudantes do Curso de Agronomia do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus São Miguel do Oeste: aproximações, diagnósticos e desafios
Título(s) alternativo(s): Educación y trabajo desde la percepción de los estudiantes de la Carrera de Agronomía del Instituto Federal de Santa Catarina, Campus São Miguel do Oeste: acercamientos, diagnósticos y desafíos.
Título em inglês: Education and work on the perception of students of the Agronomy Course at the Federal Institute of Santa Catarina, Campus São Miguel do Oeste: approaches, diagnoses and challenges
Autor(es): Mascarelo, Idianes Tereza
Dentz, Volmir von
Palavras-chave: Curso de Agronomia;Educação profissional e tecnológica;Práxis;Trabalho
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: MASCARELO, Idianes Tereza; DENTZ, Volmir von. Educação e trabalho na percepção de estudantes do Curso de Agronomia do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus São Miguel do Oeste: aproximações, diagnósticos e desafios. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 25, p. 432-456, jan./jun. 2021.
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa que foi realizada com o objetivo de identificar a percepção dos alunos do 8º período do curso de Agronomia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus de São Miguel do Oeste, quanto à educação e ao mundo do trabalho. As discussões estão alicerçadas principalmente nas produções teóricas de autores de referência na temática “educação e trabalho”: Dermeval Saviani, na questão do princípio educativo do trabalho; Ricardo Antunes, quanto aos sentidos dados ao trabalho no mundo contemporâneo; e Sérgio Lessa, sobre as realizações humanas mediante o trabalho. Assim, o texto contempla considerações sobre: os desafios contemporâneos do mundo do trabalho, os impactos da educação na vida profissional dos educandos e a análise das reflexões acerca dos conceitos de trabalho como princípio educativo. As percepções dos alunos foram discutidas com base em duas categorias principais: o perfil dos estudantes do referido curso e a relação que estabelecem entre a educação e o mundo do trabalho. O estudo traz elementos que contribuem para repensar a práxis educativa e seu compromisso com a formação dos trabalhadores, no sentido da reflexão apresentada sobre o conceito de trabalho como princípio político-educativo numa perspectiva emancipadora do ser humano.
Abstract: This article presents a research that was carried out to identify the perception of students of the 8th period of the Agronomy course at the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC), campus São Miguel do Oeste, regarding education and work. The discussions are based mainly on the theoretical productions of leading authors on the theme “education and work”: Dermeval Saviani, on the issue of the educational principle of work, Ricardo Antunes, regarding the meanings given to work in the contemporary world, and Sérgio Lessa, on human achievements through work. Thus, the text includes considerations about contemporary challenges in the world of work, the impacts of education on the students' professional lives, and the analysis of reflections about the concepts of work as an educational principle. The students' perceptions were discussed based on two main categories: the profile of the students of that course and the relationship they establish between education and the world of work. The study shows elements that contribute to thinking educational praxis and its commitment to the qualification of workers, in the sense of the reflection presented on the concept of work as a political-educational principle in an emancipatory perspective of the human being.
Resumen: Este artículo resulta de una investigación que se ha realizado con el objetivo de identificar la percepción de alumnos del 8º semestre de la carrera de Agronomía del Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus São Miguel do Oeste, acerca de la educación y del universo laboral. Las discusiones se han basado sobretodo en el aporte teórico de autores expertos en el tema “educación y trabajo”: Dermeval Saviani, en la cuestión del principio educativo del trabajo, Ricardo Antunes, en lo que toca a los sentidos dados al trabajo en el mundo contemporáneo, y Sérgio Lessa en el tema de las realizaciones humanas por el trabajo. El texto trae entonces reflexiones acerca de los desafíos contemporáneos del mundo laboral, de los impactos de la educación en la vida profesional de los alumnos y el análisis de las reflexiones sobre los conceptos de trabajo como principio educativo. Las percepciones de los alumnos fueron discutidas considerando dos categorias: el perfil de los estudiantes de esta carrera (Agronomía) y la relación que construyen entre educación y mundo laboral. El estudio aporta elementos que contribuyen para repensar la praxis educativa y su compromiso con la formación de trabajadores por su reflexión acerca del concepto de trabajo como principio político-educativo desde una perspectiva emancipadora del ser humano.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59195
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_itmascarelovvdentz.pdf424,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.