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Title in Portuguese: Por uma geografia emocional escolar na construção simbólica das habilidades socioemocionais
Author: Vituriano, Jefferson Lucas Ribeiro
Advisor(s): Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
Keywords: Geografia emocional escolar
Geografias emocionais
Habilidades socioemocionais
Issue Date: 2020
Citation: VITURIANO, Jefferson Lucas Ribeiro. Por uma geografia emocional escolar na construção simbólica das habilidades socioemocionais. 2020. 89 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Abstract in Portuguese: A presente pesquisa tem como objeto de estudo a Geografia Emocional Escolar, ancorando-se em discussões presentes na Geografia Cultural, bem como também, nas observações dos estudantes do último ano do ensino médio da escola Doutor César Cals em Fortaleza - CE. O público escolar pautado nesse estudo, teve como base de suas indagações as habilidades socioemocionais postas pela BNCC (2017), mas que sobretudo, teve seus efeitos pautados mediante ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) em 2020, em função ao contexto da pandemia da COVID-19. Silva (2016, 2018, 2019), Oliveira (2014 e 2019), Saltini (1997) e Freire (1981 e 1983) foram autores essenciais ao percurso teórico metodológico, levando a considerar uma autoconsciência emocional e relacional junto à geoeducação. O foco dessa pesquisa segue sendo explorar as possibilidades estruturais de uma Geografia Emocional Escolar (GEE) tendo como base norteadora as habilidades socioemocionais. Bem como também, usufruir de práticas geoeducativas integradas como materialização dessa Geografia libertadora. Por sua vez, a Geografia deve agir como propulsora que fundamenta e compreende as vivências dialéticas, mas que pode negligenciar seu caráter libertador quando cede à unilateralidade metodológica. As micro situações do cotidiano, os afetos e as novas tecnologias de ensino podem ser fortes parceiros à rotina geoeducativa. A pesquisa mostra que esses aliados, quando efetivados às Geografias Emocionais, de abordagem humanística, ressignificam o papel da escola e são capazes de inspirar os discentes e recuperar sua motivação
Abstract: The present research has as object of study the School Emotional Geography, anchoring itself in discussions present in Cultural Geography, as well as in the observations of the students of the last year of the high school of the Doctor César Cals school in Fortaleza - CE. The school audience based on this study, was based on their inquiries on the socio-emotional skills provided by the BNCC (2017), but above all, it had its effects guided by Emergency Remote Education (ERE) in 2020, due to the context of the COVID pandemic. -19. Silva (2016, 2018, 2019), Oliveira (2014 and 2019), Saltini (1997) and Freire (1981 and 1983) were essential authors to the theoretical methodological path, leading to consider an emotional and relational self-awareness with geoeducation. The focus of this research continues to be to explore the structural possibilities of a School Emotional Geography (SEG) based on socioemotional skills. As well as, take advantage of integrated geo-educational practices as materialization of this liberating Geography. In turn, Geography must act as the driving force that underlies and understands dialectical experiences, but that can neglect its liberating character when it yields to methodological unilateralism. The micro-situations of everyday life, affections and new teaching technologies can be strong partners in the geo-educational routine. Research shows that these allies, when applied to Emotional Geographies, with a humanistic approach, resignify the role of the school and are capable of inspiring students and recovering their motivation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59243
metadata.dc.type: TCC
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