Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59249
Tipo: Livro
Título: Manual do trabalho de conclusão de residência
Autor(es): Macena, Raimunda Hermelinda Maia
Moreira Filho, Renato Evando
Silva, Andréa Soares Rocha da
Nogueira, Andréa da Nóbrega Cirino
Lima, Tamires Feitosa de
Recamonde, Joseline Maria Alves Gomes
Silva, Carlos Humberto Cruz
Costa, Luan dos Santos Mendes
Palavras-chave: Pesquisa;Metodologia;Pessoal de Saúde;Internato e Residência
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MACENA, Raimunda Hermelinda Maia et. al. (Org.). Manual do trabalho de conclusão de residência. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2021. 45 p. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59249. Acesso em: 28 jun. 2021.
Resumo: Embora a Residência objetive principalmente o treinamento em Serviço, preparando recursos humanos para as atividades assistenciais, é desejável que os residentes sejam introduzidos também nas atividades de ensino e pesquisa. Os Programas de Residência têm por objetivo possibilitar aos profissionais da saúde a formação continuada se beneficiando da orientação universitária sob a forma de especialização. Por isto, e em virtude da relevância da pesquisa científica para formação e atuação do residente da Resmulti - Complexo Universitário da UFC inicia suas atividades de pesquisa já a partir do primeiro ano da residência e no segundo ano ocorrerá a elaboração e, ao final, a apresentação de seu TCR. Assim, conforme as normas do Projeto Pedagógico da Resmulti - Complexo Universitário da Universidade Federal do Ceará (UFC), a apresentação de um trabalho de conclusão de residência (TCR) consiste em requisito obrigatório para finalizar a residência. O sistema de avaliação da residência inclui a elaboração de um trabalho científico, a ser submetido à banca e, uma vez aprovado, enviado para uma revista indexada ou publicado em livro/capítulo de livro. Assim, este manual dispõe sobre normas e rotinas relativas ao TCR, bem como procedimentos a serem seguidos nos processos de preparação para a defesa, incluindo situações especiais, além da descrição das atribuições específicas dos orientadores, coorientadores, residentes e membros das bancas de avaliação do TCR. Seu conteúdo não tem como objetivo orientar metodologias ou técnicas de pesquisa a serem aplicadas no desenvolvimento do TCR, mas fornecer subsídios referentes à estrutura e procedimentos de defesa do trabalho. Destina-se a orientação de residentes e professores na realização do TCR, garantindo o atendimento a um padrão coerente com os princípios da pesquisa científica na organização e na apresentação dos trabalhos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59249
ISBN: 978-65-00-23427-5
Aparece nas coleções:RESMULTI - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_liv_rhmmacena.pdf24,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.