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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Projeto e implementação de ensaio de fadiga por tração-compressão direta (uniaxial) para avaliação de dano em misturas asfálticas
Título em inglês: Design and implementation of direct tensioncompression fatigue testing apparatus for damage evaluation in hot mix asphalt
Autor(es): Boeira, Fernando Dekeper
Pinheiro, Gustavo dos Santos
Specht, Luciano Pivoto
Druzian, Eduardo Londero
Just, Mauro Lichtenecker
Babadopulos, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima
Nascimento, Luis Alberto Herrmann do
Pereira, Deividi da Silva
Palavras-chave: Pavimentação asfáltica;Fadiga por Tração-Compressão Direta (Uniaxial);Aparato de ensaio
Data do documento: 2018
Citação: BOEIRA, Fernando Dekeper; PINHEIRO, Gustavo dos Santos; SPECHT, Luciano Pivoto; DRUZIAN, Eduardo Londero; JUST, Mauro Lichtenecker; BABADOPULOS, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima; NASCIMENTO, Luis Alberto Herrmann do; PEREIRA, Deividi da Silva. Projeto e implementação de ensaio de fadiga por tração-compressão direta (uniaxial) para avaliação de dano em misturas asfálticas. Revista Materia, Rio de Janeiro, v. 23, n.3, p. 1-14, 2018.
Resumo: No país, são dois os mais recorrentes defeitos encontrados nas rodovias: deformação permanente e trincamento por fadiga. Dentre as mais variadas causas, a formação e propagação de trincas no revestimento asfáltico ocorrem em consequência das repetidas solicitações do tráfego que, com o tempo, reduzirão drasticamente a vida de serviço do pavimento, por exemplo, facilitando a penetração de água nas camadas granulares da estrutura e acelerando sua deterioração. Além disso, os ensaios mais comumente utilizados no Brasil para avaliação e previsão de desempenho quanto à fadiga do concreto asfáltico ainda suscitam muitos questionamentos no meio técnico-científico. Assim, no contexto da caracterização avançada de misturas asfálticas, realizou-se o desenvolvimento de projetos referentes a um sistema mecânico para ensaio bem como de tratamento de dados após os testes. Trata-se do ensaio de Fadiga por Tração-Compressão Direta (Uniaxial) que possibilita avaliar e caracterizar o comportamento de misturas asfálticas quanto ao dano por fadiga. Foram realizadas adaptações de peças já existentes em outros dois centros de pesquisa para que se ajustassem à prensa hidráulica utilizada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): a Universal Testing Machine (UTM-25). Testes foram efetuados e monitorados para certificar a compatibilidade entre as peças produzidas e a prensa hidráulica utilizada e os resultados encontrados demonstraram sucesso no caminho proposto.
Abstract: In the country, there are two most common distress found on highways: rutting and fatigue cracking. Through the most varied causes, the formation and propagation of cracks occurs as a result of repeated traffic demands and over time will drastically reduce the service life of the pavement, for example, facilitating ingress of water in granular layers of the structure and accelerating its deterioration. In addition, the most commonly used methods in Brazil for assessing and predicting fatigue behavior of asphalt concrete raises many questions to the scientific and technical community. Thus, in the context of Hot Mix Asphalt (HMA) advanced characterization, projects of the apparatus were developed as well the data processing. It is the Direct Tension Cyclic Fatigue Test to evaluate and characterize HMA behavior when it comes to fatigue damage. Adaptations of existing parts from two other research centers were made in to fit the hydraulic press used in Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): the Universal Testing Machine (UTM-25). Tests were performed to verify the compatibility between pieces produced and hydraulic press, which demonstrated suc-cess in this matter.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59294
ISSN: 1517-7076
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