Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59325
Title in Portuguese: Crenças argumentais de mulheres que sofreram agressão de seus maridos ou companheiros: estudo comparativo no campo da análise transacional, realizado com populações atendidas na segunda Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher, e no Centro de Saúde Rubens Monteiro Arruda; São Paulo, (SP), 1988
Author: Leitão, Glória da Conceição Mesquita
Advisor(s): Piovesan, Armando
Keywords: Cultura
Violência contra a Mulher
Issue Date: 1991
Citation: LEITÃO, G. da C. M. Crenças argumentais de mulheres que sofreram agressão de seus maridos ou companheiros: estudo comparativo no campo da análise transacional, realizado com populações atendidas na segunda Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher, e no Centro de Saúde Rubens Monteiro Arruda; São Paulo, (SP), 1988l. 1991. 174 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública, São Paulo, 1991.
Abstract in Portuguese: Estudo das crenças integrantes do Argumento de Vida de mulheres que sofreram agressão de seus maridos ou companhei ros. Trata-se de uma pesquisa "ex-post facto" realizada com populações atendidas na 2ª Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher e no Centro de Saúde Dr. Rubens Monteiro Arruda, no bairro de Santo Amaro, na cidade de são Paulo (SP), Brasil. Na forma como é apresentada, esta pesquisa pode ser considerada inédita na área de Análise Transacional. Com ela procurou-se conhecer as crenças resultantes das experiências de vida com que cada mulher respondente construiu seu modelo de mundo. Reconhece-se que tal comportamento, por mais incongruente que seja, possui um sentido quando é analisado dentro do contexto limitado de escolhas geradas pelo próprio modelo. A interpretação dos resultados permitiu concluir que as mulheres da 2ª Delegacia de Polícia de Defesa de Mulheres e as do Centro de Saúde Rubens Monteiro Arruda, diferem em relação a maioria das crenças. As do primeiro grupo tendem a ter crenças de baixa autovalorização e de supervalorização do parceiro e, por isso, tendem a ser ,agredidas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59325
metadata.dc.type: Tese
Appears in Collections:DSC - Teses defendidas em outras instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1988_tese_gcmleitao.pdf5,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.