Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59358
Tipo: Artigo de Evento
Título: Sistema Autônomo de Conversão Eólio-Elétrico a Partir de uma Turbina do Tipo Multipás
Autor(es): Bezerra, Luiz Daniel Santos
Pinheiro, A. A.
Sousa, Isaac Diego Pereira de
Pereira, Dante Victor Shimoda
Cruz, Cícero Marcos Tavares
Oliveira Júnior, Demercil de Souza
Antunes, Fernando Luiz Marcelo
Nogueira, Ricardo Emílio Ferreira Quevedo
Bascopé, René Pastor Torrico
Sá Júnior, Edilson Mineiro
Almeida, Givanildo José de
Palavras-chave: Boost;Elevador;Inverter;Multipás;Multiblade - turbine;Sistemas autônomos;Stand - Alone;MPPT
Data do documento: 2009
Citação: BEZERRA, L.D. ; PINHEIRO, A.A. ; SOUZA, I. D. P. ; SHIMODA, D. V. ; CRUZ, C. M. T. ; OLIVEIRA Jr, D.S. ; ANTUNES, F. L. M. ; BASCOPE, R. P. T. ; SA JR, E. M. ; ALMEIDA, G. J. ; NOGUEIRA, R. E. F. Q. . Sistema autônomo de conversão eólio-elétrico a partir de uma turbina do tipo multipás. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM ENERGIA ELÉTRICA-CITENEL , 5º, 2009, Belém-PA. Anais[…] Belém-PA, 2009.
Resumo: Este artigo apresenta a concepção de um sistema autônomo de energia elétrica usando uma turbina eólica do tipo multipás. A estrutura do sistema proposto consiste de uma turbina do tipo multipás, um gerador síncrono de imã permanente, um conversor controlador de carga das baterias que permite a operação do conjunto turbina-gerador no ponto de máxima potência (Maximum Power Point-MPP), um banco de baterias, e um inversor. A Turbina eólica do tipo multipás também denominada por american multiblade turbine, é fabricado artesanalmente nas regiões norte e nordeste brasileiro, onde o fluxo de vento é abundante, para aplicações em sistema de bombeamento de água. Neste trabalho é aplicado na geração de energia elétrica. A pesquisa se enquadra dentro da resolução normativa No 83, de 20 de setembro de 2004, da agência nacional de energia elétrica – ANEEL, que estabelece os procedimentos e as condições de fornecimento por intermédio de Sistemas Individuais de Geração de energia elétrica com Fontes Intermitentes – SIGFI [40]. Todos os estágios de processamento de energia são descritos, assim como os resultados de simulação são apresentados.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59358
Aparece nas coleções:DEEL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_ eve_ldbezerra.pdf811,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.