Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59421
Title in Portuguese: Características dos cuidados maternos envolvidos na alimentação de crianças de 12 a 36 meses, residentes em Fortaleza-Ceará: subsídios para a assistência de enfermagem pediátrica na redução dos efeitos traumáticos da hospitalização
Author: Souza, Givanilda Aquino
Advisor(s): Moraes , Esther
Keywords: Nutrição da Criança
Enfermagem Pediátrica
Criança Hospitalizada
Issue Date: 1979
Citation: SOUZA, Givanilda Aquino. Características dos cuidados maternos envolvidos na alimentação de crianças de 12 a 36 meses, residentes em Fortaleza-Ceará: subsídios para a assistência de enfermagem pediátrica na redução dos efeitos traumáticos da hospitalização. 1979. 86 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 1979.
Abstract in Portuguese: Nos últimos anos tem sido crescente a preocupação com os efeitos traumáticos da hospitalização para a criança de bai xa idade— 7 meses a 5 anos. Os estudos realizados nessa área indicam que, entre os fatores responsáveis por esses efeitos, a separação materna e as mudanças impostas pela situação hos pitalar no sistema de vida da criança são os mais importantes. Esses dois fatores são interrelacionados, uma vez que as mudan ças mais significativas para a criança nessa idade parecem ser aquelas decorrentes da própria separação materna, ou seja, as mudanças nos seus cuidados habituais. A importância das mudan ças relacionadas com a hospitalização na origem dos transtor nos psicológicos da criança ê considerada por vários autores. KUNZMAN (1972) afirma que, para se compreender os sentimentos da criança hospitalizada, é necessário fazer uma comparação entre sua vida no lar e no hospital. Ao se hospita lizar, ela não leva consigo somente sua doença, mas toda a sua experiência vivida até aquele momento. No hospital, essa ex periência é totalmente modificada, exatamente em uma fase em que ela se sente infeliz e menos capaz de tolerar essas modifi cações devido à doença. Para a autora, a experiência da crian ça compreende seus cuidados habituais, seu ambiente familiar, suas rotinas diárias e certos hábitos, por exemplo, dormir com os pais ou com um irmão.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59421
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:DENF - Dissertações defendidas em outras instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1979_dis_gasouza.pdf50,93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.