Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59526
Tipo: TCC
Título: Estabilização de solo com bagana de carnaúba para uso em pavimentação
Autor(es): Pereira, Pedro Isaac Damasceno
Orientador: Maia, Camila Lima
Palavras-chave: Estabilização de solos;Bagana;Solo-cimento;Pavimento
Data do documento: 2021
Resumo: A exploração desordenada de materiais para a pavimentação tem provocado uma escassez de material natural adequado para o uso nas obras rodoviárias. Tendo em vista essa problemática, a estabilização de solos surge como uma forma de atender as resistências idealizadas no projeto, pois possibilita melhorar o comportamento mecânico da mistura. A região do Vale do Jaguaribe é reconhecida pela sua produção de cera de carnaúba, portanto propõe-se a utilização da bagana da carnaúba, resíduo gerado durante o processo de fabricação da cera, como forma de estabilização do solo. Foram realizados ensaios normatizados a fim de caracterizar o solo utilizado, oriundo da jazida municipal de Russas. O solo foi misturado a diferentes porcentagens de bagana, e depois essas porcentagens de solo-bagana foram adicionadas a diferentes quantidades de cimento, de modo a analisar o comportamento das misturas. Para as misturas com solo-bagana e solo-bagana com adição de cimento foram realizados ensaios de Compactação, Resistência à Compressão Simples (RCS) e Módulo de Resiliência (MR), a fim de caracterizar sua resistência mecânica. Os resultados comprovaram que a mistura solo-bagana com adição de 10% de cimento (mistura 4), apresenta um comportamento satisfatório para o uso em camadas de sub-base dos pavimentos. A mistura 4 foi avaliada para diferentes situações de tráfego, sendo elas: leve, médio e pesado. No tráfego leve mostrou um ótimo desempenho, atendendo todas as espessuras mínimas das camadas definidas pelo DNIT. Já no tráfego médio, foi possível obter espessuras mínimas nas camadas de base e sub-base do pavimento, e uma vida útil de projeto de 10 anos. Por último, no que diz respeito ao tráfego pesado, a camada de revestimento obteve a espessura máxima definida por norma, porém, foi possível analisar que o aumento na espessura da camada da mistura 4, promoveu uma redução na camada de revestimento e com isso menor custo no valor final do pavimento.
Abstract: The exploration of materials for paving has caused a shortage of natural material suitable for use in road works. In view of this problem, soil stabilization emerges as a way to meet the strengths idealized in the project, because it allows improving the mechanical behavior of the mixture. The Vale do Jaguaribe region is known for its production of carnauba wax. Therefore, we propose the use of carnauba bagana, a residue generated during the wax production process, as a form of soil granulometric stabilization. Standardized tests were performed in order to characterize the soil used, coming from the Russas municipal deposit. The soil was mixed with different percentages of bagasse, and then these soil-bagasse percentages were added different amounts of cement, in order to analyze the behavior of the mixtures. For the mixtures with bagana-soil and bagana-soil with cement addition, compaction, compressive strength (CS) and resilient modulus (MR) tests were performed, in order to characterize their mechanical strength. The results proved that the bagana-soil mix with 10% cement addition (mixture 4), presents a satisfactory behavior for use in sidewalk subgrade layers. Mixture 4 was evaluated for different traffic situations: light, medium and heavy traffic. In light traffic it showed a great performance, meeting all the minimum thicknesses of the layers defined by DNIT. In medium traffic, it was possible to obtain minimum thicknesses in the base and sub-base layers of the sidewalk, and a design life of 10 years. Finally, with respect to heavy traffic, the overlay obtained the maximum thickness defined by standard, however, it was possible to analyze that the increase in the layer of mixture 4, promoted a reduction in the overlay and thus lower cost in the final value of the sidewalk.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59526
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_pidpereira.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.