Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59570
Tipo: Artigo de Evento
Título: Inteligência coletiva para estimação dos parâmetros de Weibull: estudo de caso para as regiões Sul e Nordeste do Brasil
Autor(es): Carneiro, Tatiane Carolyne
Carvalho, Paulo Cesar Marques de
Lopes, Paulo Henrique Silva
Santos, Heron Alves dos
Palavras-chave: Energia eólica;Distribuição de Weibull;Velocidade do vento
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: https://anaiscbens.emnuvens.com.br
Citação: CARNEIRO, Tatiane Carolyne; CARVALHO, Paulo Cesar Marques de; LOPES, Paulo Henrique Silva; SANTOS, Heron Alves dos. Inteligência coletiva para estimação dos parâmetros de Weibull: estudo de caso para as regiões Sul e Nordeste do Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR , VII ., 17 a 20 abr. 2018, Gramado-RS. Anais[…], Gramado-RS., 2018. Tema: “Conversão Fotovoltaica - Tecnologias e ensaios de inversores e outros equipamentos de eletrônica de potência.”
Resumo: A Inteligência Coletiva é definida como qualquer esforço de solução distribuída de problemas de otimização e busca que seja inspirado no comportamento de insetos sociais e outras sociedades (formigas, pássaros, pedestres, etc). Sistemas coletivos buscam coordenar esforços individuais para alcançar objetivos comuns. A análise do comportamento da velocidade do vento é de fundamental importância na avaliação do potencial eólico, na estimação da energia gerada e do fator de capacidade de turbinas eólicas. O presente trabalho apresenta uma técnica de inteligência coletiva (PSO – Particle Swarm Optimization) e de cinco métodos numéricos para a estimação dos parâmetros de Weibull (Energia Equivalente, Empírico, Fator Padrão de Energia, Máxima Verossimilhança e Momento) e por fim o uso de testes estatísticos para a comparação entre essas seis formas de estimação dos parâmetros de Weibull. Foram usados dos de velocidade e direção do vento coletados de janeiro/2010 a dezembro/2010 para a cidade de São Martinho da Serra e dados de janeiro/2012 a dezembro/2012 para a cidade de Petrolina. A distribuição de Weibull é usado para aproximar os histogramas de velocidade do vento, utilizando os métodos já citados anteriormente para se estimar os parâmetros de escala e forma. Dos métodos que foram usados para a estimação dos parâmetros de Weibull o de inteligência coletiva foi o que obteve o melhor resultado dando valores que se ajustam quase que perfeitamente com os histogramas de velocidade do vento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59570
ISBN: 978-85-62179-02-0
Aparece nas coleções:DEEL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_tccarneiro.pdf961,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.