Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59793
Title in Portuguese: Projeto Valendo Molar: o treinamento laboratorial como forma de capacitação para a vivência clínica
Author: Lima, Mateus Ramos Plutarco
Fontenele, Rocharles Cavalcante
Oliveira Filho, Osias Vieira de
Oliveira, Matheus Vasconcelos Jácome de
Oliveira, Marcelo Bruno Lemos de
Vale, Monica Sampaio do
Keywords: Endodontia - Estudo e ensino
Odontologia - Estudo e ensino
Ensino profissional
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: LIMA, Mateus Ramos Plutarco; FONTENELE, Rocharles Cavalcante; OLIVEIRA FILHO, Osias Vieira de; OLIVEIRA, Matheus Vasconcelos Jácome de; OLIVEIRA, Marcelo Bruno Lemos de; VALE, Monica Sampaio do. Projeto Valendo Molar: o treinamento laboratorial como forma de capacitação para a vivência clínica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Portuguese: O Projeto VALENDO MOLAR nasceu de uma necessidade de ampliar as práticas em Endodontia da Universidade Federal do Ceará, considerando que o grupo de dentes molares exige maior tempo de aprendizado. Ao mesmo tempo, possibilita a continuidade de atendimento aos pacientes que procuram os serviços de urgência nas várias unidades de serviços públicos, bem como de outras especialidades odontológicas. O grupo de dentes molares, por natureza, possui anatomia mais complexa do que os grupos de incisivos, caninos e pré-molares, em virtude de apresentarem maior número de canais radiculares e curvaturas. Assim, fez-se necessário uma fase de capacitação laboratorial, previamente aos atendimentos clínicos, visando um aprendizado prático prévio para os dez alunos que participam atualmente do projeto. A fase de treinamento laboratorial consistiu de duas etapas, sendo uma teórica e outra prática, às quartas-feiras à tarde. A etapa teórica ocorreu nas duas primeiras semanas do cronograma do projeto, em que foram ministradas aulas expositivas pela orientadora do projeto, com assuntos versando sobre anatomia da cavidade pulpar dos molares, acesso, instrumentação e obturação dos canais radiculares. O treinamento laboratorial foi realizado na clínica de Endodontia da UFC durante as três semanas seguintes, nas quais os alunos, na primeira semana executaram a fase de acesso, na segunda a fase de instrumentação e na terceira a obturação dos canais. Os alunos trabalharam em duplas ou individualmente, e registraram cada uma das fases por meio de fotografias e radiografias periapicais dos dentes. Todos os alunos conseguiram realizar todas as fases em pelo menos 01 dente extraído, atingindo assim, a meta esperada por cada aluno. O estudo teórico/prático laboratorial se configurou como uma etapa essencial prévia ao atendimento clínico dos pacientes cadastrados no referido projeto; dessa maneira contribuindo ainda mais para a capacitação endodôntica dos acadêmicos do Curso de Odontologia da UFC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59793
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_mrplima.pdf68,92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.