Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5990
Title in Portuguese: Princípio da casa dos pombos : uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem
Title: Principle of the house of pigeons : a differentiated approach to learning objects
Author: Aguiar, Thiago Pinheiro de
Advisor(s): Silva, Jonatan Floriano da
Keywords: Análise combinatória
Matemática - Ensino auxiliado por computador
Coleta de dados
Matemática
Issue Date: 2013
Citation: AGUIAR, Thiago Pinheiro de. Princípio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem. 2013. 56 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Abstract in Portuguese: Este estudo apresenta a utilização de Objetos de Aprendizagem (OA) para o ensino do Princípio da Casa dos Pombos. Nosso objetivo é inferir se a utilização de Objetos de Aprendizagem facilita o processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo foi realizado com uma turma de 2ª série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irapuan Cavalcante Pinheiro, situada em Fortaleza, Ceará. Por se tratar de estudo experimental, utilizamos uma amostra composta por 20 alunos, os quais foram divididos em dois grupos, experimental e de controle. Tais grupos, com 10 alunos cada, foram separados de forma aleatória por sorteio. Foram utilizados, como instrumentos de coleta, um questionário socioeconômico e um teste com questões sobre o Princípio da Casa dos Pombos. O programa Microsoft Office Excel nos permitiu organizar e analisar os dados coletados, e indicou um desempenho superior dos participantes do grupo experimental, grupo este, que recebera uma aula diferenciada, com o uso de objetos de aprendizagem.
Abstract: This study presents the use of learning objects (LO) to the teaching of the Principle of the House of Pigeons. Our goal is to infer that the use of learning objects facilitates the process of teaching and learning. This study was taken place in the Elementary and High School called Irapuan Cavalcante Pinheiro with second-year students in Fortaleza, Ceará. As this is an experimental study, it has been used a sample of 20 students, who were divided into two groups: experimental one and group of control. Such groups, with 10 students each, were separated randomly by raffle. It has been also used, as data collection, a socioeconomic questionnaire and a test with questions on the Principle of the House of Pigeons. Microsoft Office Excel made possible for us to organize and analyze the data collected, which indicated a superior performance of the experimental group which will receive a special class with the use of learning objects.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5990
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_dis_tpdeaguiar.pdf1,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.