Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59932
Type: Dissertação
Title: Ensaios sobre educação básica cearense: eficiência e contrastes entre os meios rural e urbano
Authors: Santos, Luan Oliveira dos
Advisor: Reis, José Newton Pires
Keywords: Educação;Eficiência;Infraestrutura;Rural-Urbano;Ensino Fundamental
Issue Date: 2021
Citation: SANTOS, Luan Oliveira dos. Ensaios sobre educação básica cearense: eficiência e contrastes entre os meios rural e urbano. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: A educação tem uma importância indiscutível para o desenvolvimento econômico de um país e para a ascensão social dos indivíduos. Dessa maneira, é preciso utilizar da forma mais eficiente possível os recursos públicos destinados à educação e avaliar se a infraestrutura escolar é capaz de proporcionar condições de ensino adequadas. Essa dissertação é composta de dois artigos, o primeiro mediu a eficiência técnica das escolas rurais e urbanas para os anos iniciais e finais do ensino fundamental para os munícipios cearenses e o segundo buscou construir um índice que refletisse a qualidade da infraestrutura escolar do ensino fundamental associada aos fatores escolares para as zonas rural e urbana. Foram utilizados dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019 e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por meio do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE) para realizar a análise envoltória de dados (DEA) no primeiro capítulo. Os resultados mostraram que poucos municípios conseguiram atingir a fronteira de possibilidades de produção máxima e a maioria dos que atingiram possuem escolas entre as cem melhores do Brasil segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para o segundo capítulo, foram usados dados do Censo Escolar do Ministério da Educação (MEC) de 2018 para calcular o índice de infraestrutura escolar, ranquear os municípios em ordem decrescente e agrupá-los conforme suas similaridades. Foram utilizados os métodos de análise fatorial e análise de agrupamento. Os resultados mostraram que a maioria dos municípios cearenses possuem índice de infraestrutura muito baixo.
Abstract: Education has an indisputable importance for the economic development of a country and for the social ascension of individuals. Thus, it is necessary to use public resources allocated to education as efficiently as possible and assess whether the school infrastructure is capable of providing adequate teaching conditions. This dissertation is composed of two articles, the first measured the technical efficiency of rural and urban schools for the initial and final years of elementary education for municipalities in Ceará and the second sought to build an index that reflected the quality of school infrastructure in elementary education associated with school factors for rural and urban areas. Data from the Basic Education Assessment System (Saeb) of 2019 and the National Education Development Fund (FNDE) were used through the Information System on Public Budgets in Education (SIOPE) to perform the data envelopment analysis (DEA) in the first chapter. The results showed that few municipalities managed to reach the frontier of maximum production possibilities and most of those that did have schools among the top one hundred in Brazil according to the Basic Education Development Index (Ideb). For the second chapter, data from the School Census of 2018 of Ministry of Education (MEC) was used to calculate the school infrastructure index, rank the municipalities in descending order and group them according to their similarities. Factor analysis and cluster analysis were used as methods. The results showed that most municipalities in Ceará have a very low infrastructure index.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59932
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_dis_losantos.pdf1,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.