Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59964
Tipo: Resumo
Título: Projeto Mediação de Conflitos nos Contextos de Trabalho (Projeto Mediação de Conflitos nos Contextos de Trabalho - CH.2016.PJ.0075)
Autor(es): Rodrigues, Nathanael do Nascimento
Almeida, Thuany Ribeiro de
Pereira Filho, Francisco de Assis Alencar
Melo, Pamella Beserra de
Gonçalves, Shirley Dias
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho;Trabalho - Aspectos sociais;Promoção da saúde
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: RODRIGUES, Nathanael do Nascimento; ALMEIDA, Thuany Ribeiro de; PEREIRA FILHO, Francisco de Assis Alencar; MELO, Pamella Beserra de; GONÇALVES, Shirley Dias. Projeto Mediação de Conflitos nos Contextos de Trabalho (Projeto Mediação de Conflitos nos Contextos de Trabalho - CH.2016.PJ.0075). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O projeto Mediação de Conflitos nos Contextos de Trabalho está inserido dentro do programa Saúde e Bem-Estar no Trabalho, executado pela Divisão de Apoio Psicossocial (DIAPS), da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (COQVT), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). Justifica-se devido ao fato de que as organizações, além de espaço de atividade laboral, são espaços de sociabilidade e construção de vínculos e, dentro dessa perspectiva, visualiza-se a ocorrência de conflitos socioprofissionais que podem repercutir negativamente para a saúde dos trabalhadores. Objetiva a promoção à saúde do servidor público federal, através da criação de um espaço de entendimento entre os sujeitos envolvidos no conflito, com a promoção do diálogo e construção de regras de convivência coletiva, e da realização de ações e difusão de discussões sobre a melhoria das relações socioprofissionais. O projeto conta com ferramentas como: entrevistas em separado com cada um dos envolvidos; visitas ao ambiente de trabalho; entrevistas com as chefias; e, por fim, reuniões com todos os sujeitos ligados ao conflito, buscando a mediação do diálogo e a facilitação da construção de novos acordos de convivência. A demanda pelas atividades do projeto realiza-se de maneira espontânea por parte dos servidores da Universidade Federal do Ceará. Realizou-se uma intervenção do projeto em um determinado setor da UFC, que possuía a demanda de insatisfação dos servidores em realizar as atividades laborais devido ao clima organizacional desfavorável e isso motivou todos os servidores deste setor a pedirem remoção. O conflito ocorreu entre estes servidores e a gestão do setor e ambos demonstraram interesse em participar do projeto. Percebe-se a importância da comunicação e da prática diária de feedbacks adequados durante o cotidiano laboral para evitar e minimizar possíveis conflitos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59964
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_nnrodrigues.pdf78,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.