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Tipo: Tese
Título : Vida e pensamento: considerações sobre a Filosofia numa perspectiva genealógica
Título en inglés: Life and thought: considerations on Philosophy in a genealogical perspective
Autor : Monteiro, Átila Brandão
Tutor: Almeida, Custódio Luís Silva de
Palabras clave : Filosofia;Vida;Genealogia;Nietzsche;Pensamento;Philosophy;Life;Genealogy;Thought
Fecha de publicación : 2021
Citación : MONTEIRO, Átila Brandão. Vida e pensamento: considerações sobre a Filosofia numa perspectiva genealógica. 2021. 360 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: A presente tese convida a uma reflexão em torno da própria filosofia, procurando concebê-la não como uma doutrina universal, nem sob o signo da teoria ou da crítica, e tampouco enquanto forma de vida, mas como algo que perpassa todas estas formas e as tornam possíveis, a saber, como uma determinada atividade do pensamento, criadora, mobilizada por problemas vitais, por questões de sentido e valor. Nesse sentido, nosso objetivo é pensar a filosofia como uma “produção” propriamente humana, tomando de forma radical o que isto pode significar. Assim, pretendemos argumentar que no pensar há uma série de elementos que não apenas condicionam e determinam a filosofia, como também a tornam possível e necessária, fornecendo sua razão de ser na economia da existência humana: demandas orgânicas e vitais, inconscientes e pulsionais, mas também conscientes e linguísticas, coletivas e regulativas – em suma, demandas por sentido e orientação. Para desenvolver esta reflexão, nossa referência fundamental é a crítica genealógica nietzschiana, uma vez que esta fornece uma lente interpretativa que põe em evidência justamente os elementos vitais que estão em jogo nas produções do pensamento. Por conseguinte, a primeira parte desta tese (que compreende dois capítulos) é dedicada à reconstrução da crítica genealógica de Nietzsche, especialmente no que tange àquilo que a vincula ao nosso tema: desconstrução histórica do pensamento essencialista, ênfase na discrepância entre as possibilidades do pensar em relação às pretensões essencialistas da metafísica e, por fim, a convergência destas reflexões na tematização da natureza “interessada” do pensamento humano, na medida em que é movido e condicionado por determinados valores que moldam formas de vida. A segunda parte (que compreende os três capítulos seguintes) busca, por sua vez, desenvolver os elementos que surgem da crítica genealógica em direção de uma noção produtiva do pensamento e, consequentemente, da filosofia. Assim, nosso esforço nesta parte é de conceber o pensamento a partir de outro horizonte, enfatizando suas possibilidades e potencialidades, sua riqueza e peculiaridade enquanto capacidade produtiva de um ser vivo falante. Nela fazemos um esboço geral em que se articulam perspectivas em torno do humano, pensando sua condição de forma radical: como ser vivo, temporal, orgânico, gregário, linguístico, desejante e criativo, num diálogo com Bergson, Maturana e Freud. Esta discussão tem como objetivo entrever as possibilidades e potências do pensamento quando desvinculado de demandas hostis à vida e alinhado à valorização do corpo, dos afetos e da imanência.
Abstract: The present thesis invites a reflection on philosophy itself, trying to conceive it not as a universal doctrine, nor under the sign of theory or criticism, nor as a form of life, but as something that permeates all these forms and the they make it possible, namely, as a determined activity of thought, creative, mobilized by vital problems, by questions of meaning and value. In this sense, our goal is to think of philosophy as a “human” production, taking in a radical way what this can mean. Thus, we intend to argue that in thinking there are a series of elements that not only condition and determine philosophy, but also make it possible and necessary, providing its reason for being in the economy of human existence: organic and vital demands, unconscious and instinctive, but also conscious and linguistic, collective and regulatory - in short, demands for meaning and orientation. To develop this reflection, our fundamental reference is the Nietzschean genealogical criticism, since it provides an interpretive lens that highlights precisely the vital elements that are at stake in the production of thought. Therefore, the first part of this thesis (which comprises two chapters) is dedicated to the reconstruction of Nietzsche's genealogical criticism, especially with regard to what links it to our theme: historical deconstruction of essentialist thinking, emphasis on the discrepancy between the possibilities of thinking in relation to the essentialist pretensions of metaphysics and, finally, the convergence of these reflections in the thematization of the “interested” nature of human thought, as it is moved and conditioned by certain values that shape forms of life. The second part (which comprises the following three chapters) seeks, in turn, to develop the elements that arise from genealogical criticism towards a productive notion of thought and, consequently, of philosophy. Thus, our effort in this part is to conceive thought from another perspective, emphasizing its possibilities and potentialities, its richness and peculiarity as the productive capacity of a speaking living being. In it we make a general outline in which perspectives around the human are articulated, thinking their condition in a radical way: as a living, temporal, organic, gregarious, linguistic, desiring and creative being, in a dialogue with Bergson, Maturana and Freud. This discussion aims to glimpse the possibilities and potencies of thought when detached from hostile demands to life and aligned with valuing the body, affections and immanence.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59991
Aparece en las colecciones: PPGFILO - Teses defendidas na UFC

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