Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60288
Title in Portuguese: Práticas juvenis e recursos tecnológicos (gratuitos): reinventar o ensino de Geografia na pandemia de Covid-19
Author: Nascimento, Karolayne da Silva do
Advisor(s): Oliveira, Alexandra Maria de
Co-advisor(s): Oliveira, Adeliane Vieira de
Keywords: Juventude
Covid-19
Educação
Geografia
Tecnologias
Issue Date: 2021
Citation: NASCIMENTO, Karolayne da Silva do. Práticas juvenis e recursos tecnológicos (gratuitos): reinventar o ensino de Geografia na pandemia de Covid-19. 2021. 51 f. TCC ( Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Portuguese: A pandemia de COVID-19 teve seu epicentro na cidade de Wuhan (China) e alterou a rotina da sociedade como um todo no fim de 2019. A doença infecciosa se alastrou impondo o isolamento social e um conjunto de regras de convivência social. No processo, o Ministério da Educação e as Secretarias de Educação optaram pela manutenção das aulas no formato remoto. Assim, o trabalho teve por objetivo relatar a prática dos jovens mediante a pandemia de COVID - 19 reforçando a capacidade da Geografia Escolar de se reinventar na fase na qual as redes sociais tem se revelado como o principal meio de comunicação entre as pessoas. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa e a metodologia consistiu no levantamento bibliográfico sobre os temas pertinentes a essa discussão: juventudes em redes, Geografia e pandemia e recursos educacionais tecnológicos; A sondagem da dinâmica do ensino e aprendizagem em tempos de pandemia; Aplicação de 23 questionários na Escola do Campo Francisca Pinto dos Santos (Ocara-CE) e na Escola Visconde do Rio Branco (Fortaleza-CE); Feitura de gráficos com base nas respostas colhidas e por fim a análise e discussão dos resultados. Portanto, foi possível identificar uma rápida adesão dos jovens às regras de distanciamento social; o predomínio do uso do celular para acesso às aulas e o acentuado uso das redes sociais, em especial, o Instagram, o WhatsApp e Facebook. Além disso, verificamos a existência de variados recursos tecnológicos que podem auxiliar na dinâmica escolar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60288
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_ksnascimento.pdf2,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.