Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60347
Title in Portuguese: Cine Biotec – explorando a capacidade didática de recursos multimídia na promoção de conhecimento e de debates nos âmbitos científico, cultural e bioético
Author: Ferreira, Raissa Caroline Dias
Ferreira, Vanessa Rodrigues
Castro, Luzia Gabrielle Zeferino de
Coelho, Milena Maciel Holanda
Vasconcelos, Luisa Macedo de
Araujo, Marjory Lima Holanda
Keywords: Biotecnologia - Aspectos sociais
Biotecnologia - Recursos didáticos
Biotecnologia - Estudo e ensino
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: FERREIRA, Raissa Caroline Dias; FERREIRA, Vanessa Rodrigues; CASTRO, Luzia Gabrielle Zeferino de; COELHO, Milena Maciel Holanda; VASCONCELOS, Luisa Macedo de; ARAUJO, Marjory Lima Holanda. Cine Biotec – explorando a capacidade didática de recursos multimídia na promoção de conhecimento e de debates nos âmbitos científico, cultural e bioético. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Portuguese: Algumas técnicas e temas relacionados à biotecnologia transcendem o aspecto científico e biológico, envolvendo conceitos inerentes à cultura, ao social e à bioética. Com o objetivo de motivar o debate sobre as interseções da biotecnologia com as diversas áreas da ciência, o Programa Integrado de Qualificação Discente (PIQD), através do Cine Biotec, realizou cerca de duas sessões de cinema por semestre, exibindo filmes, séries televisivas e documentários com essa abordagem. Os eventos ocorreram no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBBM), sendo abertos ao público universitário. Das obras exibidas nos últimos anos, destacaram-se “The Genetic Code” (2011), “O Espetacular Homem-Aranha” (2012), “A Ilha” (2005), “Gattaca – A Experiência Genética”(1997) e “Code of a Killer” (2015) exibidos, respectivamente, nos períodos de 2013.2, 2014.1, 2015.1, 2015.2 e 2016.1, os quais abordaram temas relacionados à manipulação genética, ao biodireito, à bioética e às técnicas biotecnológicas alusivas à perícia forense. No último evento (2016.1), que contou com duas sessões, compareceram em média 30 participantes, dos quais cerca de 10 eram de outros cursos. O uso de recursos multimídia para tratar dessas temáticas facilitou o reconhecimento de tais questões no cotidiano social, constituindo-se uma maneira didática de instigar os indivíduos a perceberem a importância da biotecnologia em suas vidas. Após a exibição da obra, os debates foram conduzidos pelos membros do PIQD a partir de pontos relevantes a serem discutidos, buscando incentivar os participantes do evento a opinar sobre o assunto posto em discussão, no intuito de promover a análise de diferentes perspectivas. Foi possível perceber, portanto, que o Cine Biotec tornou-se uma ferramenta viável para o fortalecimento do senso crítico e científico sobre a biotecnologia através da integração entre alunos de diferentes cursos da UFC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60347
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_rcdferreira.pdf315,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.