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Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise das competências BIM dos alunos egressos do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará
Título em inglês: Analysis of the BIM competencies of graduated students from the Civil Engineering Course of the Federal University of
Autor(es): Barbosa Filho, Rubens Saraiva
Sousa, Francisca Thais Ribeiro
Rolim, Joyce Lopes
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Palavras-chave: BIM;Competências;Engenharia civil
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: http://www.abenge.org.br/
Citação: BARBOSA FILHO, Rubens Saraiva; SOUSA, Francisca Thais Ribeiro; ROLIM, Joyce Lopes; CAVALCANTE, Antônio Paulo de Hollanda. Análise das competências BIM dos alunos egressos do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLIX.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, IV., 28 a 30 set. 2021, evento online. Anais[...], 2021. Evento online. Tema: “Formação em Engenharia: tecnologia e sustentabilidade.”
Resumo: A indústria da Construção Civil, em geral, está passando por transformações e avanços no que se refere às metodologias utilizadas nas diferentes fases da vida útil de um edifício. O aumento da demanda por BIM nas empresas por meio de várias estratégias de implementação leva a uma escassez de profissionais qualificados com habilidades em BIM (SACKS; BARACK, 2010). Ainda segundo Sacks e Barack, a menos que o BIM seja introduzido fundamentalmente no currículo dos cursos de engenharia, os engenheiros civis formados irão para o mercado de trabalho sem as competências fundamentais para uma indústria avançada. Nessas circunstâncias, podemos perceber um mercado cada vez mais exigente no que diz respeito às competências de um profissional que trabalha com BIM. As competências em BIM são divididas em três áreas principais: gerencial, administrativa e funcional, abrangendo temas como liderança e planejamento estratégico, finanças e gestão de fluxos de trabalho e equipes (SUCCAR; SHER, 2014). O presente estudo aborda a seguinte questão: 'Na percepção dos egressos do curso de Engenharia Civil de uma determinada Universidade, suas competências relacionadas ao BIM foram suficientemente desenvolvidas durante o período de graduação?'. A questão foi levantada pelo Escritório de Projetos Integrados de Engenharia (EPE), projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará que tem por objetivo aproximar a metodologia BIM e a comunidade acadêmica. Com o objetivo de selecionar as competências BIM mais relevantes para o profissional a serem abordadas na pesquisa, foi realizada uma vasta revisão bibliográfica em Planos Pedagógicos, Livros, Artigos, Revistas e modelos de competências desenvolvidos por empresas da Construção Civil.
Abstract: The architecture, engineering and construction industry (AEC), in general, is undergoing transformations and advances in terms of the methodologies used in the different phases of a building's useful life. The increase in demand for BIM in companies through various implementation strategies leads to a shortage of professionals qualified with BIM skills (SACKS; BARACK, 2010). Also according to Sacks and Barack, unless BIM is introduced fundamentally in the curriculum of engineering courses, graduated civil engineers will go to the job market with a lack of fundamental skills for an advanced industry. In these circumstances, we can perceive an increasingly demanding market when it comes to the skills of a professional who works with BIM. BIM skills are divided into three main areas: managerial, administrative and functional, covering topics such as leadership and strategic planning, finance and management of workflows and teams (SUCCAR; SHER, 2014). The present study addresses the following question: ‘In the perception of the graduates of the Civil Engineering course of a given University, were their skills related to BIM sufficiently developed during the undergraduate period?’. This question was brought by the Integrated Engineering Projects Office (EPE) , an extension project of the Federal University of Ceará which has the purpose of bringing together both the BIM methodology and the academic community. In order to select the most relevant skills for the BIM professional to be addressed in the research, a vast bibliographic review was carried out in Pedagogical Plans, Books, Articles, Journals and competency models developed by AEC companies.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60487
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