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Tipo: Dissertação
Título: A democratização do ensino superior estadual e a diversificação e flexibilização das formas de ingresso.
Autor(es): Dutra, Regiane Moreira
Orientador: Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Palavras-chave: Formas de Ingresso;Democratização;Flexibilização;Ensino Superior;Universidade Pública Estadual
Data do documento: 2020
Citação: DUTRA, Regiane Moreira. A democratização do ensino superior estadual e a diversificação e flexibilização das formas de ingresso. Orientadora: Sueli Maria de Araújo Cavalcante. 2020. 168 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: O acesso ao ensino superior é uma das principais formas de emancipação, ascensão e inserção social da população brasileira. Para preenchimento das vagas na educação superior, o que vem sendo observado é uma tendência nas universidades para adoção de outras formas de acesso, formas mistas e/ou processos seletivos alternativos para os candidatos. Desse modo, esta pesquisa tem, como objetivo geral, identificar as formas de ingresso das universidades públicas estaduais do país, com elevada nota no resultado do Índice Geral dos Cursos (IGC), avaliado pelo Ministério da Educação (MEC), que, na perspectiva de seus gestores, exprimem democratização e flexibilização de acesso ao ensino superior. Apresentamos, como fundamentação teórica, aspectos conceituais sobre educação superior, as formas de ingresso e as políticas públicas voltadas para a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva–exploratória e quanto aos procedimentos técnicos de coleta de dados caracteriza-se como levantamento. A população da pesquisa é composta por 16 gestores, sendo os Pró-Reitores de Ensino de Graduação e a amostra é do tipo intencional, tendo como critério de seleção as melhores universidades públicas estaduais do país, considerando o resultado obtido, no ano de 2018 – nas faixas de 4 e 5 – no Índice Geral de Cursos (IGC). Como instrumento de coleta de dados da pesquisa, foi utilizado um questionário composto por oito questões abertas, cujo objetivo foi coletar a percepção dos sujeitos em relação à temática. A pesquisa revelou que, paralelamente ao vestibular tradicional, as instituições aderiram a outras formas de seleção em seus cursos de graduação, que são utilizadas da maneira que melhor atendem aos interessados e às especificidades de cada Instituição de Ensino Superior (IES). Observamos, que as universidades públicas estaduais estão promovendo mudanças em seus processos de seleção com o intuito de incluírem, de fato, os segmentos historicamente excluídos, evidenciando assim, a democratização do acesso ao ensino superior. As outras formas de ingresso introduzidas pelas universidades, foram: o Programa de Avaliação Seriada do Ensino Médio (PAS), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), bem como as Olimpíadas Científicas e as Transferências.
Abstract: Accessing higher education is one of the main ways of emancipation, ascension and social insertion of the Brazilian population. In order to fill places in higher education, it has been observed a bias in universities to adopt other forms of access, mixed forms and /or selection processes for candidates. Said that, this research has as general goal to identify the ways to be admitted to state public universities in the country, with high marks in the General Course Index (IGC), evaluated by the Ministry of Education (MEC), which, in the perspective of its results managers, express democratization and the flexibility of the higher education access. We present as theoretical basis conceptual aspects of higher education, admission forms and public policies aimed at democratizing access to higher education in Brazil. This is an applied study, with a qualitative approach. As for the objectives, it is a descriptive-exploratory research and as for the technical data collection procedures, it is characterized as a survey. The research population consists of 16 managers, who are the Pro-Rectors of Undergraduate Education and the sample is of an intentional type, having as selection criteria the best state public universities in the country, considering the result considered, in 2018 - in the 4 and 5 bands - without General Course Index (IGC). As a data collection tool of the survey, a questionnaire of eight open questions was used, whose objective was to collect the perception of the subjects regarding the subject. The research brought out into open that, in addition to the traditional entrance exams, the institutions has adhered other forms of selection in their undergraduate courses, which are used in the way that best suits the interests and the specificities of each Higher Education Institution (IES). We observed that state universities are promoting changes in their selection processes in order to include, in fact, the historically excluded segments, thus showing the democratization of access to higher education. The other entry ways that has been introduced by universities were: the High School Serial Assessment Program (PAS), the results of the National High School Examination (ENEM), the Unified Selection System (SiSU), as well as the Scientific Olympics and the Transfers from other universities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60523
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