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Título: Ideologia e formação humana em Marx, Lukács e Mészáros
Título em inglês: Ideology and human formation in Marx, Lukács and Mészáros
Autor(es): PINHO, Maria Teresa Buonomo de
Orientador(es): CHAGAS, Eduardo Ferreira
Palavras-chave: Marxism
Human being
Materialismo dialético
Socialismo e sociedade
Ideologia alemã
Data do documento: 2013
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: PINHO, M. T. B.; CHAGAS, E. F. (2013)
Resumo: O objetivo deste trabalho é explicitar a categoria ideologia em três autores (Marx, Lukács e Mészáros) e examinar o seu papel na formação dos homens, tanto dos indivíduos humanos, quanto da humanidade como um todo. Os três autores examinam a categoria ideologia e o seu papel na formação humana de um prisma ontológico, que contrasta com o prisma lógico-gnosiológico dominante na literatura, tanto da filosofia quanto da educação, dentro e fora do marxismo. Do prisma ontológico o trabalho, atividade exclusivamente humana, é tomado como categoria central, o que permite ver a capacidade que o homem tem de fazer da sua subjetividade a objetividade do mundo. Da perspectiva ontológica as ideologias são compreendidas enquanto formas de consciência, que brotam do solo da vida material dos homens, através das quais os homens tomam consciência dos conflitos sociais e operacionalizam a práxis social, que pode converter a subjetividade do homem em objetividade do mundo humano. As ideologias são vistas como enraizadas na vida material, o que significa que as inversões ideológicas, muitas vezes presente nas sociedades de classes, correspondem a inversões materiais da realidade. A perspectiva ontológica vê a possibilidade da superação das inversões ideológicas a partir da possibilidade, posta no cenário histórico pelo modo de produção capitalista, de transformar revolucionariamente a sociedade em direção ao comunismo, onde, no que se refere à formação humana, o homem deixe de ser meio de produção da riqueza e satisfaça um leque ampliado e sempre crescente de necessidades humanas.
Abstract: The objective of this study is to define the category ‘ideology’ based on three authors (Marx, Lukács and Mészáros), and examine its role in the development of man, both the individuals and humankind as a whole. The three authors examine the category ‘ideology’ and its role in human development from an ontological point of view, which contrasts with the logical-gnoseological point of view prevailing in the reference literature in the fields of Philosophy and Education, both for Marxist and non-Marxist positions. From the ontological point of view, labor, an exclusively human activity, is seen as a central category, which shows the ability man has to change his subjectivity into the world’s objectivity. From the ontological point of view, the ‘ideologies’ are understood as types of consciousness, which sprout from the soil of man’s material life, and through which the human being becomes conscious of the social conflicts and makes the social praxis operational, which may change man’s subjectivity into objectivity in the human world. Ideologies are seen as rooted in material life, which means that the ideological inversions, typically found in class societies, correspond to material inversions of reality. The ontological approach considers the possibility to overcome the ideological inversions based on the possibility, placed in the historical setting by the capitalist means of production, to revolutionarily change society into communism, where, as far as human development is concerned, man will stop being a means of production in order to start fulfilling a broad and growing scope of human needs.
Descrição: PINHO, Maria Teresa Buonomo de. Ideologia e formação humana em Marx, Lukács e Mészáros. 2013. 196f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6059
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