Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60612
Tipo: Resumo
Título: Escolas camponesas: esperança para o sertão
Autor(es): Brito, Rosilene de Moura
Oliveira, Alexandra Maria de
Palavras-chave: Educação rural;População rural - Integração social;Geografia - Estudo e ensino
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: BRITO, Rosilene de Moura; OLIVEIRA, Alexandra Maria de. Escolas camponesas: esperança para o sertão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: As escolas camponesas, contrapondo-se ao modelo de escola rural, se configuram como mecanismo de resistência. Desenvolvidas em conjunto com os movimentos sociais do campo possui uma proposta pedagógica que parte do reconhecimento e valorização do trabalho realizado nas comunidades tradicionais e compõe um importante componente de luta pela reforma agrária. Neste trabalho tratamos de identificar as dificuldades e as potencialidades das escolas camponesas e do ensino de Geografia na formação crítica e ativa dos educandos. No projeto de extensão focamos a escola de ensino médio Florestan Fernandes do Assentamento Santana em Monsenhor Tabosa - CE por possuir um projeto pedagógico construído em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Esta pesquisa se realiza a partir de leituras de estudos de casos e textos teóricos, complementado por visitas e roda de conversas realizadas em escolas campesinas de diferentes tipos de comunidades tradicionais da microrregião do Sertão de Crateús. Ao decorrer das atividades deste trabalho tivemos a oportunidade de identificar as diferenças estruturais entre as escolas e perceber que estas são ambientes de construção e interação dos conhecimentos científicos e culturais baseados na relação de respeito e comunhão que integra as comunidades. No entanto, constatamos também que falta um diálogo contínuo entre as universidades e as escolas que viabilize a manutenção de parcerias e troca de conhecimentos fundamentais na formação de profissionais professores aberto ao diálogo e respeito as diferenças políticas e diversidade cultural da sociedade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60612
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rmbrito.pdf43,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.