Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60771
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Bibliotecário de referência e tutoria em educação a distância on-line
Título em inglês: Reference and tutoring librarian in online distance education
Autor(es): Nóbrega, Paula Pinheiro da
Farias, Gabriela Belmont de
Silva, Andréa Soares Rocha da
Palavras-chave: Bibliotecário de referência;Educação a distância on-line;Tutoria
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Informação em Pauta
Citação: NÓBREGA, Paula Pinheiro da; FARIAS, Gabriela Belmont de; SILVA, Andréa Soares Rocha da. Bibliotecário de referência e tutoria em educação a distância on-line. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 6, n. especial, p. 53-70, maio 2021.
Resumo: Introdução: Com o surgimento da pandemia da Covid-19 em 2020, o mundo teve que mudar hábitos para conter a doença, e um deles foi cumprir o isolamento social. Vários setores tiveram que usar a Internet, e a Educação foi um deles. Na cidade de Fortaleza, uma universidade pública, em caráter de urgência, promoveu oficinas para docentes e discentes monitores, com o intuito de eles planejarem suas aulas e produzirem seus materiais didáticos. Nestas oficinas, a presença de uma bibliotecária de referência colaborou com o processo de tutoria on-line. Metodologia: A partir da vivência de atuação bibliotecária em tutoria de EaD on-line foi adotada uma pesquisa bibliográfica e descritiva com cunho qualitativo, servindo de base para o relato de experiência. Resultados: Observou-se que o bibliotecário, na tutoria on-line, possui habilidades para desenvolver funções, como: orientações sobre fontes de informações, pesquisa, curadoria, entre outras. Conclusão: O bibliotecário de referência tem em sua formação competências e habilidades, seja para atuar presencialmente ou virtualmente, e, portanto, está apto para realizar a tutoria informacional em EaD on-line.
Abstract: Introduction: With the emergence of the Covid-19 pandemic in 2020, the world had to change habits to contain the disease, and one of them was to fulfill social isolation. Several sectors had to use the Internet, and Education was one of them. In the city of Fortaleza, a public university, on an urgent basis, promoted workshops for teachers and student monitors, in order to plan their classes and produce their teaching materials. In these workshops, the presence of a reference librarian contributed to the online tutoring process. Methodology: Based on the experience of librarian practice in online Distance Education tutoring, a bibliographic and descriptive research with a qualitative nature was adopted, serving as a basis for the experience report. Results: It was observed that the librarian, in online tutoring, has skills to develop functions, such as: guidance on sources of information, research, curatorship, among others. Conclusion: The reference librarian has skills and abilities in his training, whether to act in person or virtually, and, therefore, is able to carry out informational tutoring in online distance education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60771
ISSN: 2525-3468
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:COVID-19 - Trabalhos relacionados
DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_ppnobregagbfariasasrsilva.pdf507,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.