Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60858
Tipo: Artigo de Evento
Título: PIATEC – Projeto de Integração Acadêmica e Tecnológica: uma abordagem interdisciplinar inspirada em PBL
Título em inglês: PIATEC - Academic and Technological Integration Project: a PBL-inspired interdisciplinary approach
Autor(es): Castro, Helano de Sousa
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Alencar, Cely Martins Santos de
Hiluy Filho, João José
Palavras-chave: Project-Based Learning;Educação em engenharia;Interdisciplinaridade
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: http://www.abenge.org.br
Citação: CASTRO, Helano de Sousa; CAVALCANTE, Antonio Paulo de Hollanda; ALENCAR, Cely Martins Santos de; HILUY FILHO, João José. PIATEC – Projeto de Integração Acadêmica e Tecnológica: uma abordagem interdisciplinar inspirada em PBL. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLV., 26 a 26 set. 2017, Joinvile-SC. Anais […], Joinvile-SC., 2017. Tema: Inovação no Ensino/ Apendizagem em Engenharia.”
Resumo: Nos últimos anos, muito se tem discutido sobre novas metodologias e técnicas para o ensino e aprendizagem de um modo geral, e em particular para o ensino de engenharia. No caso da Engenharia, as abordagens têm se concentrado desde trabalhos relacionados com a estrutura curricular dos cursos, perpassando novas metodologias de ensino (PLB, CDIO, dentre outras), até uso de experiências didáticas pontuais. Os avanços tecnológicos exponenciais têm colocado uma pressão adicional a essa discussão, trazendo ao bojo da mesma o confronto de ideias fundamentais sobre a formação do Engenheiro, como por exemplo a ênfase em uma formação especialista ou generalista. Como fator adicional a essa discussão, e envolvendo a questão mais específica da formação técnico-científica do engenheiro, pode-se acrescentar a discussão do igualmente crescente aumento da complexidade dos projetos de engenharia, que acarretam na necessidade do conhecimento, por sua parte, de outras áreas da engenharia, e até mesmo de outras áreas que não a dela própria. De fato, aspectos desde os impactos ambientais de um dado projeto, até os aspectos psicológicos envolvidos na condução de uma equipe de desenvolvimento e também dos usuários do resultado daquele projeto, têm desafiado os pesquisadores na área de Educação em Engenharia, no que tange a preparação do futuro engenheiro. Neste trabalho descrevemos a proposta de uma disciplina, denominada Projeto de Integração Acadêmica e Tecnológica (PIATEC), que incorpora aspectos de PBL e com caráter interdisciplinar. PIATEC envolve alunos e professores de diferentes cursos de engenharia, visando emular uma situação “real” da vida profissional desses futuros engenheiros.
Abstract: The last years, a lot of discussion has taken place concerning learning and teaching methodologies, and particularly on engineering. As far as engineering is concerned, many different approaches have been proposed, and the spectrum goes from works dealing with the curriculum of courses to works related to the proposal of new teaching methodologies (e. g., PBL, CDIO, just to quote some), in addition to some individual ad-hoc approaches. At the same time, the exponential technological advances in the last decade, have add up pressure on those discussions, insomuch as the engineering’s courses curriculum has had to keep up with that. As a result, a very important issue concerns the balance between theory and practical activities in an engineering course. On the other hand, it is a fact that the complexity of engineering projects has increased a lot, to the point that the professional of one specific engineering area must deal not only with technical aspects of its area, but also with those ones related to other ones. On the top of that, the engineer must consider in the project other aspects such as environmental and psychological issues. In this paper is discussed a proposal of a discipline with PBL ingredients and multi/interdisciplinary aspects as a way of dealing with the questions above and that emulates an actual engineering scenario to be encounter by the future engineer.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60858
Aparece nas coleções:DIATEC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_hscastro.pdf723,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.