Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6086
Título: Análise diferencial-estrutural dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante com foco na implantação do complexo industrial - portuário do Pecém
Autor(es): Castro Filho, Francisco de
Orientador(es): Amaral Filho, Jair do
Palavras-chave: Complexo Industrial-Portuário do Pecém - CIPP
Desenvolvimento Endógeno
Data do documento: 2009
Citação: CASTRO FILHO, Francisco de (2009)
Resumo: O presente estudo faz uma análise dos possíveis impactos da implantação do Complexo Industrial-Portuário do Pecém-CIPP como estratégia de desenvolvimento local da área de influência, os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. A metodologia utilizada neste trabalho foi a análise Diferencial-estrutural dos setores produtivos quanto aos fatores renda e emprego tendo como parâmetro o Estado do Ceará no comparativo entre o ano de 2000 e 2006. Como resultados desta análise, no caso do setor industrial, o qual se espera que seja impactado diretamente com a implantação do complexo, este apresentaou para o município de Caucaia um efeito positivo líquido e diferencial tanto para a geração de emprego como para renda, já quanto ao município de São Gonçalo do Amarante, este apresentou um efeito líquido e diferencial apenas para a geração de emprego, sendo que a geração de renda deste município apresentou apenas um efeito diferencial positivo. Os resultados apontam que os efeitos positivos encontrados para o crescimento e desenvolvimento regional podem ser potencializados na economia local e, este desempenho pode ser atribuído ao fato de estar inserido na área de influência do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
Abstract: This study examines the implementation of the Pecém Industrial and Port Complex, CIPP, as a development strategy of the local area, the municipalities Caucaia and Sao Goncalo do Amarante. From an analysis of shift-share was performed a descriptive analysis of the production structure that allows both the comparison of the structures of the various communes of the CIPP in the state and analyze the industrial and commercial sectors in this region, which are expected to be directly affected with the implementation of the complex. The results indicate that the positive effects found for the growth and regional development can be leveraged in the local economy, for these cities, and this performance can be attributed to the fact of being inserted into the area of influence of the Pecem Industrial and Port area.
Descrição: CASTRO FILHO, Francisco de. Análise diferencial-estrutural dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante com foco na implantação do complexo industrial-portuário do Pecém. 2009. 75f. Dissertação (mestrado profissional em economia do setor público) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza,CE, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6086
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dissert_fcastrofilho.pdf423,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.