Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60918
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Diagnóstico do contexto de trabalho de creches-escola municipais
Título(s) alternativo(s): Diagnóstico del contexto laboral de las guarderías-escuela municipales
Título em inglês: Diagnosis of the work context in municipal school-day care centers
Autor(es): Schmidt, Maria Luiza Gava
Santos, Larissa Prato
Piffer, Letícia
Tonon, Venâncio Paiola
Massuda Junior, João
Areosa, João
Palavras-chave: Psicologia do trabalho;Saúde mental;Serviço de creche escolar
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: SCHMIDT, Maria Luiza Gava; SANTOS, Larissa Prato; PIFFER , Letícia; TONON, Venâncio Paiola; MASSUDA JUNIOR, João; AREOSA, João. Diagnóstico do contexto de trabalho de creches-escola municipais. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 25, p. 47-63, jan./jun. 2021.
Resumo: Trata-se de um relato de experiência de estágio em Psicologia no campo da saúde do trabalhador que teve como objetivo diagnosticar aspectos das condições de trabalho, da organização do trabalho e das relações socioprofissionais de duas creches-escola municipais. Foi realizado um estudo transversal que utilizou a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT) com 39 trabalhadores, sendo 19 de uma creche e 20 da outra. O resultado médio obtido para os fatores “Organização do Trabalho” e “Condições de Trabalho” indicou resultado “Crítico” em ambas as creches, sinalizando a existência de uma situação de alerta que demanda a implementação de ações imediatas no curto e médio prazo para que melhorias sejam alcançadas. O fator relações socioprofissionais obteve resultado médio considerado satisfatório para a creche-escola 01 e crítico para a creche-escola 02. A escala EACT, em ambas as unidades educacionais, apresentou consistência interna e inexistência de redundância, uma vez que o Alpha de Cronbach obtido variou de 0,78 a 0,82 na creche-escola 01 e de 0,69 a 0,81 na creche-escola 02. Concluiu-se que o contexto de ambas as creches não é totalmente favorável, existindo a necessidade de intervenções a fim evitar danos à saúde dos trabalhadores.
Abstract: This is a report on a Psychology internship experience in the worker’s health field that aimed to diagnose aspects of working conditions, work organization and socio-professional relations of two municipal school-day care centers. A cross-sectional study was carried out using the Assessment Scale of Work Context (ASWC) with39 workers, 19 from one day care center and 20 from the other. The average result obtained for the factors “Work Organization”and “Work Conditions”indicated a “Critical”result in both day care centers, signaling the existence of an alert situation thatdemands the implementation of immediate actions in the short and medium term for improvements to be achieved. The socio-professional relations factor obtained an average result considered satisfactory for school-day care center 1 and critical for school-day care center 2. The ASWC scale in both educational units showed internal consistency and no redundancy since the Cronbach’s Alpha obtained ranged from 0.78 to 0.82 in school-day care center 1 and from 0.69 to 0.81 in school-day care center 2. It was concluded that the context of both day care centers is not entirely favorable, and there is a need for interventions in order to avoid damage to the workers’health.
Resumen: Se trata de un informe de experiencia de prácticas en Psicología en el ámbito de la salud del trabajador que tuvo como objetivo diagnosticar aspectos de las condiciones laborales, de la organización laboral y de las relaciones socioprofesionales de dos guarderías-escuela municipales. Se realizó un estudio transversal que utilizó la Escala de Evaluación del Contexto de Trabajo (EACT) con 39 trabajadores, 19 de una guardería y 20 de la otra. El resultado promedio obtenido para los factores “Organización Laboral” y “Condiciones de Trabajo" indicó resultado “Crítico” en ambas guarderías, señalando la existencia de una situación de alerta que exige la implementación de acciones inmediatas en el corto y mediano plazo para que se logren mejoras. El factor relaciones socioprofesionales obtuvo un resultado promedio considerado satisfactorio para la guardería-escuela 1 y crítico para la guardería-escuela 2. La escala EACT, en ambas unidades educativas, presentó consistencia interna y ausencia de redundancia, ya que el Alpha de Cronbach obtenido osciló entre 0,78 y 0,82 en la guardería-escuela 1 y entre 0,69 y 0,81 en la guardería-escuela 2. Se concluyó que el contexto de ambas guarderías no es totalmente favorable, siendo necesario intervenir para evitar daños a la salud de los trabajadores
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60918
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_mlgschmidt_et_al.pdf344,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.