Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6098
Título: Representações do agir docente: análises de re-configurações do agir no discurso do professor
Título em inglês: Representations du agir du professeur: reconfigurations du agir dans le discour du professeur
Autor(es): Peixoto, Camila Maria Marques
Orientador(es): Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Palavras-chave: Linguistica Aplicada
Formação de professores
Representações do agir
Figuras de ação
Análise do discurso
Interação social
Língua portuguesa - Aspectos sociais
Professores de português - Formação - Fortaleza(CE)
Programa Nacional de Inclusão de Jovens(Brasil)
Formation d’enseignant
Representations du agir
Figures d’action
Data do documento: 2011
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: Peixoto, C. M. M.; Leurquin, E. V. L. F. (2011)
Resumo: O objetivo de nossa investigação é analisar como o professor re-significa o seu trabalho em um encontro de formação docente no ProJovem Urbano Fortaleza. Nesse sentido, analisamos como os docentes re-configuram, através da linguagem, suas ações e o seu papel em uma formação de educadores. Para análise da re-configuração do agir docente nos textos, utilizamos o quadro teórico metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), privilegiamos a noção de figura de ação interna e externa (BULEA, 2009, 2010, no prelo). Para constituição do corpus, coletamos os dados provenientes de uma formação de 40 professores de Língua Materna, coordenada pelo grupo GEPLA. Em nossa pesquisa, consideramos, principalmente, o discurso de quatro professores, participantes da formação. Realizamos dois tipos de análises: uma análise micro e uma análise macro. Na análise micro, verificamos, a partir dos indícios linguístico-discursivos, as características das figuras de ação mobilizadas pelos professores. Esta análise levou em consideração os aspectos linguístico-discursivos das figuras de ação e a funcionalidade de cada figura para o cumprimento dos objetivos interacionais dos actantes. Após a caracterização das figuras, realizamos uma análise quantitativa dos dados, que privilegiou a relação entre figuras de ação e a segmentação temática. Por último, empreendemos uma análise do movimento do texto, de uma maneira mais global, levando em consideração a teia discursiva envolvida na construção dos diálogos estabelecidos na formação de educadores para a realização ou não da tarefa solicitada pela equipe de formadores. Como resultado das análises, percebemos que há uma relação entre as figuras de ação e determinados aspectos do agir docente, que são (re) configurados pelo actante nos textos. Essa relação não é fechada, na medida em que não há correspondência direta entre a segmentação temática e as figuras de ação mobilizadas; existindo, na verdade, uma tendência de mobilização de determinada figura para abordar determinados aspectos do agir docente. Assim, verificamos que, de uma maneira geral, por exemplo, a ação definição é mobilizada pelo professor para avaliar o seu agir e o agir do outro; a ação ocorrência é mobilizada nas interações imediatas empreendidas pelos professores e pelos formadores; a ação acontecimento passado é mobilizada nos relatos empreendidos pelo professor de sua ação e da ação do outro; a ação experiência é mobilizada na generalização de procedimentos adotados pelo professor e pelo aluno e a ação performance é mobilizada na encenação de ação do professor ou da ação do outro em contexto de sala de aula.
Descrição: PEIXOTO, Camila Maria Marques. Representações do agir docente: análises de re-configurações do agir no discurso do professor. 2011, 218f.Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6098
Aparece nas coleções:PPGL - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tese_cmmpeixoto.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.