Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6104
Título: A categoria Modalidade em livros Didáticos de Língua Portuguesa e de Língua Francesa
Autor(es): Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos
Orientador(es): Coan, Márluce
Palavras-chave: Modalidade
Livro Didático
Língua Portuguesa
Língua Francesa
Língua portuguesa – Modalidade
Língua francesa – Modalidade
Língua francesa - Compêndios para estrangeiros
Livros didáticos - Macapá(AP)
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Macapá(AP)
Língua francesa - Estudo e ensino - Macapá(AP)
La Modalité
Le Manuel Scolaire
Data do documento: 2011
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: Araújo, A. M. C. S.; Coan, M. (2011)
Resumo: O objetivo central desta pesquisa é analisar como a categoria Modalidade é abordada no estudo do Verbo, do Advérbio e do Adjetivo pelos Livros Didáticos de Língua Portuguesa e de Língua Francesa utilizados em escolas públicas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, da cidade de Macapá, no estado do Amapá. Foram analisados 8 livros didáticos, sendo: 4 livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, da coleção Projeto Araribá; 3 livros correspondentes ao Ensino Médio, da coleção Português: Linguagens e 1 livro de Língua Francesa, Portes Ouvertes [Portas Abertas], usado em todas as séries. Dos 4 livros de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental selecionados, apenas os do 6º e 7º Anos apresentaram informações pertinentes às classes de palavras em análise, enquanto os demais, 8 e 9º Anos, apresentaram informações que dizem respeito às outras classes de palavras que não as utilizadas aqui nesta análise. Dos 3 livros de Língua Portuguesa do Ensino Médio, apenas o do 2º Ano tratou das classes de palavras em estudo, enquanto que os do 1º e 3º Anos abordaram informações relativas à interpretação de texto, à Literatura, não dando ênfase às estruturas gramaticais. Baseando-se no aparato teórico do Funcionalismo, elaborou-se um roteiro de análise, subdividido em três blocos, contendo questões referentes: a) ao Verbo (expressão da Modalidade; diferença entre Modo e Modalidade; associação dos Modos à certeza/incerteza/ordem ou correlação dos Modos ao contexto; efeitos de sentido; usos/funções dos verbos auxiliares modais; usos/funções de verbos de significação plena); b) ao Advérbio (expressão da Modalidade; tratamento da Modalidade em exercícios; expressão da Modalidade por palavras denotativas; apresentação dos advérbios em contextos de uso/textos; efeitos de sentido dos advérbios modais/modalizadores) e c) ao Adjetivo (efeito modalizador do uso de adjetivo em posição predicativa; comparação do uso do adjetivo em posição predicativa ao uso de outros recursos modais; efeitos de sentido em textos/contextos; explicação sobre diferentes meios/recursos de expressão da Modalidade, dentre os quais, o adjetivo). Os resultados mostram que os Livros Didáticos de Língua Portuguesa e de Língua Francesa, em seus conteúdos, não trabalham a categoria Modalidade, fazendo com que os alunos não tenham a oportunidade de refletir sobre a funcionalidade da língua em processo de interação discursiva.
Descrição: ARAÚJO, Alexandra Maria de Castro e Santos. A categoria Modalidade em livros Didáticos de Língua Portuguesa e de Língua Francesa. 2011,162f. Dissertação (Mestrado em Linguistica) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6104
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_dis_amcastro.pdf3,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.