Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6112
Título: A construção do Templo da História Eusébio de Sousa e o Museu Histórico do Ceará (1932- 1942)
Autor(es): Holanda, Cristina Rodrigues
Orientador(es): Ramos, Francisco Régis Lopes
Palavras-chave: Sousa, Eusébio de - Biographie
Fortaleza - Histoire
Museu Histórico do Ceará
Sousa, Eusébio de, 1883-1947 - Biografia
Fortaleza – História
Data do documento: 2004
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: Holanda, C. R.; Ramos, F. R. L. (2004)
Resumo: A pesquisa tratou de perscrutar a formação do acervo do Museu Histórico do Ceará (MHC), constituído em Fortaleza sob a direção do bacharel Eusébio Néri Alves de Sousa, no período de 1932 a 1942. A atuação de Eusébio de Sousa foi analisada com o intuito de interpretar suas concepções de história, memória e museu que influenciaram a criação e a organização da primeira instituição museológica oficial do Estado do Ceará, juntamente com as concepções dos doadores de objetos, delineadas a partir das descrições procedidas a respeito das ofertas. A montagem desse acervo nos anos trinta, que em parte se manteve até a atualidade, contribuiu significativamente para a conformação desse Museu por toda a década de quarenta, mesmo com a alternância de diretores que sucederam Eusébio de Sousa. Somente com a intervenção do Instituto do Ceará, a partir de 1951, é que o MHC ganhou um novo direcionamento.
Descrição: HOLANDA, Cristina Rodrigues. A construção do Templo da História Eusébio de Sousa e o Museu Histórico do Ceará (1932- 1942). 2004. 250f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2004.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6112
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_dis_crholanda.pdf3,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.