Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6113
Título: Meios de vida as experiências de sobrevivência e luta dos trabalhadores ambulantes e feirantes em Fortaleza entre o final da década de 1960 e início de 1970
Autor(es): Lopes, Vânia Lúcia Silva
Orientador(es): Toledo, Edilene Teresinha
Palavras-chave: Trailleur
Ambulant
Vendedores ambulantes - Praça do Ferreira (Fortaleza, CE) 1960 - 1970
Feirantes - Praça da Gentilândia (Fortaleza, CE) - 1960 - 1970
Política urbana - Fortaleza (CE) 1960 - 1970
Data do documento: 2004
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: Lopes, V. L. S.; Toledo, E. T. (2004)
Resumo: Trata das experiências de sobrevivência dos trabalhadores ambulantes e feirantes na Fortaleza do final dos anos 60 e começo dos 70 do século XX, quando das intervenções urbanas designadas "Humanização da Cidade". Inicia analisando as contendas envolvendo a reforma da Praça do Ferreira, os conflitos em torno do novo formato tanto do ponto de vista da elaboração dos projetos propostos pela Escola de Arquitetura como das práticas de sociabilidades ocorridas naquele logradouro. Analisa as formas de apropriação do espaço público pelos trabalhadores ambulante e as tensões ocasionada pelas práticas de repressão dos poderes público no sentido de eliminar a presença física destes trabalhadores do centro da cidade. Em se tratando dos feirantes, procura perceber suas formas de atuação diante das constantes interferências dos poderes públicos em suas atividades de trabalho particularizando suas práticas no contexto socioeconômico do período quando a feira se constituía um suporte significativo de abastecimento para a população local. A partir dos conflitos engendrados no período os trabalhadores feirantes e ambulantes elaboraram formas de sobreviver e permanecer na cidade que se constituíram em modalidades específicas de luta em torno da sobrevivência.
Descrição: LOPES, Vânia Lúcia Silva. Meios de vida as experiências de sobrevivência e luta dos trabalhadores ambulantes e feirantes em Fortaleza entre o final da década de 1960 e início de 1970. 2004. 207f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2004.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6113
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_dis_vlslopes.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.