Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6133
Título: A exaltação dos eleitos: Evolução eleitoral e política do império (Ceará 1846-1860)
Título em inglês: The exaltation of elected: electoral and political evolution of brazilian empire (Ceará 1846-1860)
Autor(es): Freitas, Bruno Cordeiro Nojosa de
Orientador(es): Melo, Ana Amélia de Moura Cavalcante de
Palavras-chave: Politics
Parties
Política e governo - Ceará - 1846-1860
Partidos políticos - Ceará - 1846-1860
Eleições - Ceará - 1846-1860
Data do documento: 2011
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: Freitas, B. C. N.; Melo, A. A. M. C. (2011)
Resumo: O presente trabalho tem como foco a política imperial através das atividades eleitorais na província do Ceará durante metade do século XIX. Discutiremos aspectos do processo de construção do Império brasileiro, a construção dos partidos políticos e os diferentes projetos de nação. Utilizaremos como um dos problemas historiográficos as eleições da vila de Telha em 1860, em que grupos políticos distintos incorreram em sangrento confronto. Busca-se, assim, a percepção não apenas do fato, como também de suas apropriações nas diversas fontes. Inserto em um período de transformações na legislação eleitoral do Império, como a criação dos círculos eleitorais e a “lei das inelegibilidades”, o evento permite pensar características mais abrangentes da sociedade cearense e da vida política no império. Ao tratar o pleito de Telha como situação-limite, podemos pôr em discussão as noções de coronelismo, política familiar e violência no sertão, da mesma forma que é possível problematizar os comportamentos dos sujeitos envolvidos; tanto os munidos de bala quanto os providos da escrita. Refletimos, assim, sobre o fato ocorrido e suas representações. Como fontes para tal, utilizamos principalmente periódicos, cartas, diários de viajantes, relatórios de presidentes de província e legislação provincial e imperial.
Descrição: FREITAS, Bruno Cordeiro Nojosa de. A exaltação dos eleitos: Evolução eleitoral e política do império (Ceará 1846-1860). 2011. 174f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6133
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011-DIS-BCNFREITAS.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.