Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6190
Título: Fatores determinantes para a formação da cultura empreendedora do aluno universitário do Piauí a partir dos jogos de empresas: a experiência do Projeto Desafio SEBRAE
Autor(es): Castro, Maurício Mendes Boavista de
Orientador(es): DeSouza, Sérgio Aquino
Palavras-chave: Empreendedorismo
Jogos de Negócios
Data do documento: 2009
Citação: CASTRO, Maurício Mendes B. de (2009)
Resumo: O presente trabalho apresenta como finalidade pesquisar, observar, colher informações no sentido de avaliar as variáveis e descobrir de que forma essas variáveis contribuem para a formação da capacidade empreendedora dos estudantes universitários piauienses. Para tanto, foi utilizado um universo de mais de um mil alunos, de vinte e duas instituições de ensino superior. A amostra da pesquisa buscou a representatividade, em igualdade de número, distribuídos em dois grupos de observação, considerando um como sendo o grupo de sucesso e o outro como o grupo de sucesso, a partir das suas participações nas diversas etapas do jogo DESAFIO SEBRAE, versão 2008. Todos os quesitos e atributos avaliados estão relacionados com a mensuração do grau e impacto sobre a capacidade de formação da capacidade empreendedora do aluno universitário. Para a obtenção das respostas pretendidas, foi utilizado o modelo econométrico E-views 5.0, que apresentou os resultados em tabelas, gráficos e avaliações estatísticas, com os cruzamentos essenciais para o atendimento e desenvolvimento dos objetivos propostos pelo estudo. Com esse estudo, pretende-se possibilitar a revisão e reavaliação de algumas estratégias atualmente implementadas e outras a serem estabelecidas, sobretudo no que concerne às políticas públicas voltadas para a formação do nosso aluno universitário, futuro profissional de mercado, proporcionando ainda, um novo patamar de novas e futuras pesquisas realizadas por estudiosos da área
Abstract: The purpose of this work is to observe and gather information, so the research can evaluate the variables and how these variables contribute to the development of the entrepreneurial capacity of the college students from Piauí, for that the research used more than a thousand students from twenty-two different colleges. The research sample was formed by two observation groups, one group was considered as successful and the other one as unsuccessful, according to their performance on the DESAFIO SEBRAE, 2008 phases. All the questions and attributes that were analyzed have some connection with the measurement of the degree and impact of the development of the entrepreneurial capacity on college students. In order to get the answers, the researcher used the 5.0 E-view econometric model. The results were showed in tables, graphics and statistical analysis that were built from the essential crossing in order to attend the study’s goals. This study intend to stimulate a review and re-evaluation of some currently strategies that concerns to public politics about graduating college students that are the future market professional and provide information for new and future research in this area.
Descrição: CASTRO, Maurício Mendes Boavista de. Fatores determinantes para a formação da cultura empreendedora do aluno universitário do Piauí a partir dos jogos de empresas: a experiência do projeto desafio SEBRAE. 2009. 82f. : Dissertação (mestrado profissional em economia do setor público - PIauí)) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6190
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dissert_mmbcastro.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.