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Tipo: Dissertação
Título: Intervenção em clínica da atividade com trabalhadores de um serviço essencial durante a pandemia de COVID-19: Desenvolvimento do método carta ao remetente
Autor(es): Oliveira, Louanne Carneiro de
Orientador: Pinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão
Palavras-chave: Clínica da Atividade;Intervenção;Método;Mediação
Data do documento: 2021
Citação: OLIVEIRA, L. C. de. Intervenção em clínica da atividade com trabalhadores de um serviço essencial durante a pandemia de COVID-19: Desenvolvimento do método carta ao remetente. 2021. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2021.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Mestrado teve dois objetivos interrelacionados: (a) realizar uma intervenção com o intuito de promover saúde para um grupo de trabalhadores de serviços essenciais que se encontrava em sofrimento psíquico em decorrência da pandemia de Covid-19 e, a partir desta ação, (b) desenvolver uma nova técnica em Clínica da Atividade, intitulada, Carta ao Remetente. Este texto, então, é composto por duas seções principais: um relatório de pesquisa no formato de artigo científico e um relatório técnico de assessoria. O primeiro almejou analisar os processos de mediação semiótica ocorridos nas interações entre os trabalhadores durante a intervenção, de modo a avaliar a eficácia da nova técnica frente à perspectiva da Clínica da Atividade. Já o segundo visou divulgar informações sobre a ação de promoção à saúde e suas repercussões. Ao longo da intervenção, o diálogo atravessou diversas esferas do cotidiano de trabalho dos participantes, como questões sindicais, benefícios recebidos, fardamentos, ferramentas de trabalho, riscos laborais, relações interpessoais, perdas salariais e plano de cargos e carreiras. Proporcionou-se, ainda, que os trabalhadores pensassem em formas de superação e encaminhamentos para os obstáculos que eles enfrentavam conjuntamente. Acerca da pesquisa, o corpus gerado pela intervenção passou por análise microgenética e a unidade de análise foi a Zona de Desenvolvimento Proximal. Foram listados cinco marcadores que dizem respeito a um bom método em Clínica da Atividade, que, também, foram utilizados como categorias de análise, a saber: (a) sujeito como observador de si mesmo; (b) construção de novos sentidos e meios de ação; (c) diálogo como instrumento de elaboração sobre a atividade; (d) emersão de controvérsias e (e) ampliação do poder de agir. Foi possível perceber o surgimento dos marcadores como consequência da aplicação e das implicações da Carta ao Remetente. Viu-se, então, que a atividade dos trabalhadores foi revisitada e ressignificada, de modo que eles puderam desenvolver seu poder de agir e construir novos horizontes de ação. De tal forma, a nova técnica demonstrou ser efetiva para promover saúde e intervir em contextos laborais.
Abstract: This Master's Final Paper had two interrelated objectives: (a) to carry out an intervention with the aim of promoting health for a group of essential service workers who were in psychological distress as a result of the Covid-19 pandemic and, from this action, (b) to develop a new technique in Clinic of Activity, entitled, Letter to the Sender. This text, then, is composed of two main sections: a research report in the form of a scientific article and a technical advisory report. The first aimed to analyze the semiotic mediation processes that took place in the interactions between workers during the intervention, in order to assess the effectiveness of the new technique from the perspective of the Clinic of Activity. The second aimed to disseminate information about the health promotion action and its repercussions. During the intervention, the dialogue crossed several spheres of the participants' daily work, such as union issues, benefits received, uniforms, work tools, occupational risks, interpersonal relationships, salary losses and job and career plans. It was also provided for workers to think of ways to overcome and lead to the obstacles they faced together. Regarding the research, the corpus generated by the intervention underwent microgenetic analysis and the unit of analysis was the Zone of Proximal Development. Five markers were listed that refer to a good method in Activity Clinic, which were also used as analysis categories, namely: (a) subject as an observer of himself; (b) construction of new meanings and means of action; (c) dialogue as an instrument of elaboration on the activity; (d) emergence of controversies and (e) expansion of the power to act. It was possible to see the emergence of markers as a consequence of the application and implications of the Letter to the Sender. It was seen, then, that the activity of workers was revisited and given a new meaning, so that they could develop their power to act and build new horizons of action. Thus, the new technique proved to be effective in promoting health and intervening in work contexts.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61976
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