Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6240
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação multidimensional rápida da pessoa idosa no contexto da estratégia saúde da família
Título em inglês: Quick multidimensional assessment of elderly people in the context of the Family Health Strategy
Autor(es): Soares, Arethusa Moraes de Gouveia
Orientador: Silva , Maria Josefina da
Palavras-chave: Promoção da Saúde;Idoso
Data do documento: 2012
Citação: SOARES, A. M. G. Avaliação multidimensional rápida da pessoa idosa no contexto da estratégia saúde da família. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Resumo: A Avaliação Multidimensional Rápida da Pessoa Idosa (AMRPI) é um instrumento que pode ser utilizado para identificar problemas de saúde condicionantes de declínio funcional em pessoas idosas. Indica, quando necessário, a utilização de outros instrumentos mais complexos: cartão de Jaeger; Escala de Avaliação de Medida de Independência Funcional; Escala de Katz; Escala de Lawton; APGAR; Escala de Depressão Geriátrica; ECOMAPA; Mini exame do estado mental; e Escala de Avaliação do Equilíbrio e da Marcha de Tinneti. Este estudo objetivou avaliar a aplicabilidade do instrumento Avaliação multidimensional rápida da pessoa idosa, na consulta de Enfermagem no contexto da Estratégia Saúde da Família; e como objetivos específicos, verificar a concordância dos especialistas acerca da aplicabilidade do instrumento AMPI na atenção básica e considerar os aspectos do instrumento que foram consensuais entre os especialistas para propor as adequações necessárias. Pesquisa metodológica do tipo intencional. A população do estudo constituiu-se de enfermeiros, experts ou especialistas, do Brasil que possuísse conhecimento na área da saúde do idoso com no mínimo cinco anos de experiência. A coleta de dados foi realizada de fevereiro a abril de 2012, via correio eletrônico, utilizando o método "Delphi" com duas rodadas. Para avaliação do instrumento, foram utilizados os critérios da psicometria propostos por Pasquali (1999): comportamental, simplicidade, clareza e relevância atribuido uma nota (-1,0 e +1). A concordância esperada foi de 80%. Os dados foram agrupados e analisados estatisticamente, por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences, versão 18.0, e software Excel. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, conforme protocolo n.302/11. Os participantes foram do sexo feminino e a média de idade de 45 anos. Atuava na região Nordeste (36,3%), seguidas da região Sudeste (22,7%). Quanto à área de especialidade, 72,7% tinham formação em gerantologia. Referente à titulação máxima, 54,5 % concluíram doutorado e 36,3% mestrado; com tempo de atuação na área de 5 a 15 anos (50%) e mais de 16 anos (49,9 %), com média do tempo de 21,13 anos. Na área de atuação profissional, atuavam no ensino (45,4%) e na assistência na Estratégia Saúde da Família (36,3%). Na primeira rodada, com exceção do item atividade sexual, todos alcançaram concordância, com proporções estatisticamente significativas. Na segunda rodada, após revisão do item “atividade sexual”, obteve-se concordância estatisticamente significativa. Conforme os resultados apresentados, o instrumento Avaliação multidimensional rápida da pessoa idosa constitui ferramenta importante na consulta de Enfermagem no contexto da Estratégia Saúde da Família, na busca pelo envelhecimento ativo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6240
Aparece nas coleções:DENF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_dis_amgsoares.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.