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Título: Juventude, arte e poesia: a constituição histórica do CRIA – Centro de Referência Integral de Adolescentes
Título em inglês: Youth, art and poetry: the historical construction of CRIA - Centro de Referência Integral de Adolescentes
Autor(es): MATOS, Rosângela da Luz
Orientador(es): CAVALCANTE, Peregrina Fatima Capelo
Palavras-chave: Youth, education in arts, Education, Non-school
Arque-pedigree, historical method
Arte na educação - Salvador (BA)
Centro de Referência Integral de Adolescentes
Educação não-formal - Salvador (BA)
Artes e sociedade - Salvador (BA)
Data do documento: 2008
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: MATOS, R. L.; CAVALCANTE, P. F. C. (2008)
Resumo: Esta pesquisa se utiliza do Método Histórico, proposto por Michel Foucault, para conhecer o CRIA – Centro de Referência Integral de Adolescentes, ONG que trabalha, desde 1994, com formação artística para jovens, de 10 a 18 anos de idade, na cidade de Salvador. Os procedimentos de fazer arquivo foram executados por de meio de exercícios descritivos, tomando por referência documentos, registros de entrevistas, observações e diários etnográficos realizados ao longo de um ano, junto às atividades de artes praticadas na ONG. Esses exercícios consolidaram um texto narrativo no qual o CRIA é compreendido como instituição que existe a partir de historicidades locais, regionais e individuais afirmando a tese de que educar através da arte é um argumento que amplia os sentidos da vida e conduz adolescentes e jovens ao experimento de auto-criação de si, de seu laços com a cultura e com o presente. As ações de educação empreendidas pela ONG têm por referência práticas de cidade, experimentação teatral e poética e a implementação de políticas de arte e cultura no âmbito da educação formal de jovens. Neste sentido apresenta-se uma discussão sobre a juventude no terreno da historia social e no campo da sociologia, em especial a relação educação escolar e trabalho capitalista, bem como juventude e práticas de cultura com vistas a explicitar os nomes da juventude que a modernidade ocidental celebrou como verdadeiros. Finalmente apresenta-se um ensaio sobre a juventude que, inspirado em Nietzsche, procura pôr em cena diálogos da razão trágica a que o CRIA expõe os jovens que fazem formação em artes. Palavras chaves: Juventude; Arte; Educação; Método Histórico, Razão Trágica.
Abstract: This research was used in Method History (arch-genealogy), to learn the meanings of teaching practices and proposals offered to young people who are integrated into programs and / or educational projects in a non-school institution. The empirical field was the CRIA – Centro de Referência Integral de Adolescentes, an NGO working since 1994 with artistic training for young people 10-18 years of age in the city of Salvador. The procedures for doing file were executed by means of descriptive exercises, taking as reference documents, records of interviews, ethnographic observations and diaries made ​​over a year, with the activities of NGOs in the arts practiced. These exercises reinforced a narrative text in which CRIA is understood as an institution that exists from historicities local, regional and individual asserting the claim that educating through art is an argument that extends the meaning of life and puts, adolescents and young given the need to forge himself in relation to culture and the present. The education activities undertaken by NGOs have a handy reference of the city, theatrical experimentation, clown and poetry; implementation of policies of art and culture in the context of formal education and community which young people are linked.
Descrição: MATOS, Rosângela da Luz. Juventude, arte e poesia: a constituição histórica do CRIA – Centro de Referência Integral de Adolescentes. 2008. 173f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6248
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