Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62596
Tipo: Dissertação
Título: "Infâncias titânicas": cenas do cotidiano no Serviluz e seus efeitos na produção de modos de ser criança
Título em inglês: “Titanic infants": scenes of daily life in Serviluz and their effects on the production of ways of being a child
Autor(es): Nunes, Paula Autran
Orientador: Barros, João Paulo Pereira
Palavras-chave: Infâncias;Cartografia;Territórios;Subjetividades;Psicologia social
Data do documento: 2021
Citação: NUNES, Paula Autran. "Infâncias titânicas": cenas do cotidiano no Serviluz e seus efeitos na produção de modos de ser criança. Orientador: João Paulo Pereira Barros. 2021. 127 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós- Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Na dissertação analisamos processos de subjetivação e enunciação de crianças por meio de cenas do cotidiano no Serviluz, territorialidade periférica da cidade de Fortaleza. Como objetivos específicos, descrevemos cenas do cotidiano de crianças a partir de suas enunciações sobre o Serviluz; discutimos que infâncias têm sido produzidas nessas territorialidades periféricas; problematizamos que Serviluz as infâncias têm desenhado. Os referenciais teóricos metodológicos para tematizar as infâncias, os territórios e as subjetividades estão alinhados à psicologia social, partindo de trabalhos que discutem as infâncias à luz de referenciais pós-estruturalistas. Esta pesquisa pode dar visibilidade a diferentes modos de subjetivação, tensionando o plano coletivo e micropolítico das forças que engendram o cotidiano de crianças que vivem em contextos periféricos de Fortaleza. O enfoque nos processos de subjetivação de crianças periféricas a partir de seus cotidianos nos territórios em que vivem pode produzir deslocamentos das concepções hegemônicas e estigmatizantes sobre tais territórios existenciais, comumente (in)visibilizados pelos signos da violência, do tráfico, da pobreza e da exclusão. A metodologia usada para a produção de dados foi delineada a partir da perspectiva de uma cartografia como método de pesquisa-inter(in)venção, sendo percorrido com crianças cartógrafas-guias. Propondo-se a acompanhar processos de produção de subjetividades destacando o plano coletivo de forças nessa produção e suas diferentes formas, por meio de 2 dispositivos metodológicos: andanças com crianças pelo Serviluz, oficinas em grupo com crianças durante a pandemia e memórias da pesquisadora de cenas de sua inserção como psicóloga naquele contexto. Discutemos, a partir de cenas cartografadas a partir desses dispositivos, a produção de territórios existenciais em cenários de precarização da vida e a construção de práticas e táticas micropolíticas de resistência por crianças em seus cotidianos. São trazidas à tona reflexões sobre como as dinâmicas da violência no Serviluz afetam o cotidiano de crianças que o habitam, assim como quais linhas de fuga as crianças criam para seguir (se) movimentando (n)aquele território existencial. T ecemos também uma análise das mudanças no cotidiano de crianças do Serviluz, advindas do contexto da pandemia de Covid-19. Por fim, das cenas-analisadoras, sejam pelas memórias, pelas andanças ou pelo meio virtual, foram movimentos para compreendermos o esboço do Serviluz traçado por infâncias titânicas. Como conclusão deixo aqui a interrogação “Serviluz as infâncias tem desenhado?”. As infâncias titânicas vem desenhando suas experiências, afetos, fluxos, micropolíticas e cotidianos na cartografia do território. Um desenho coletivo com muitas mãos, maresias, cores e dores. Essas experiências atravessam o tempo, são ancestrais, continuam e continuarão existindo por meio de outras infâncias e outros modos de ser criança.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62596
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_panunes.pdf5,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.