Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62669
Tipo: Resumo
Título: Ginástica laboral nos hospitais universitários da UFC: experiência de implantação e nível de satisfação dos funcionários (Cuide Bem de Você Também; FM.2016.PJ.098)
Autor(es): Tavares, Francisca Janiele Ribeiro
Silva, Ângelongelo Jakson Guimarães da
Mont’Alverne, Daniela Gardano Bucharles
Damasceno, Sandra Helena Sampaio
Martins, Antônia Jessica Farias
Carvalho, Elisete Mendes
Palavras-chave: Pessoal da área médica - Saúde e higiene;Trabalhadores - Treinamento físico;Promoção da saúde dos empregados
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: TAVARES, Francisca Janiele Ribeiro; SILVA, Ângelongelo Jakson Guimarães da; MONT’ALVERNE, Daniela Gardano Bucharles; DAMASCENO, Sandra Helena Sampaio; MARTINS, Antônia Jessica Farias; CARVALHO, Elisete Mendes. Ginástica laboral nos hospitais universitários da UFC: experiência de implantação e nível de satisfação dos funcionários (Cuide Bem de Você Também; FM.2016.PJ.098). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: INTRODUÇÃO: Visando ao desenvolvimento de ações sistemáticas e continuadas para a promoção de saúde, prevenção de doenças e segurança ocupacional que resultem em melhorias na qualidade de vida dos funcionários dos Hospitais Universitários (HUs) - Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará, foi implantada a prática de Ginástica Laboral (GL) como proposta para promover o bem-estar dos colaboradores, maior disposição física para o trabalho, redução do estresse profissional e absenteísmo, favorecendo melhor comunicação e integração profissional. OBJETIVO: Relatar a implantação da GL nos HUs e o nível de satisfação dos funcionários atendidos pelo projeto. METODOLOGIA: Os funcionários foram convidados a participarem da GL por meio do site institucional, cartazes e folders afixados nos diversos setores e unidades da instituição informando sobre data, local e horário. RESULTADOS: A GL constou de um protocolo de exercícios (aquecimento, alongamento e relaxamento) associados a reeducação respiratória e orientações socioeducativas, realizados duas vezes por semana, sendo conduzida e supervisionada pela equipe composta por docentes, discentes, educador físico e fisioterapeutas da Instituição. A participação do funcionário e a avaliação do grau de satisfação foram obtidas por meio de lista de frequência e questionário de satisfação aplicado ao final de cada encontro. No período de maio a agosto de 2016 foram realizadas 90 atividades na MEAC (média de 197 participantes/mês) e 52 atividades no HUWC (média de 120 participantes/mês). Os participantes atuam nas áreas assistenciais, administrativas e de apoio, predominando o gênero feminino, dos quais 98% avaliou a atividade como “ótima”. CONCLUSÃO: Considerando o alto índice de satisfação dos participantes concluímos que a implantação da GL nos HUs representa uma importante estratégia de promoção de saúde a ser incentivada e ampliada na instituição.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62669
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fjrtavares.pdf48,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.