Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6418
Título: Gritos silenciosos: trajetória e significados do álbum de família em um conjunto habitacional
Título em inglês: Silent screams: trajectory and meanings of family album in a housing complex
Autor(es): SALES, Bruno Sampaio
Orientador(es): SILVA, Isabelle Braz Peixoto da
Palavras-chave: Family album
Fotografia de famílias
Álbuns de fotografias - Fortaleza(CE)
Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo
Data do documento: 2012
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: SALES, B. S.; SILVA, I. B. P. (2012)
Resumo: Fotografias carregam consigo e em torno de si, pessoas, lugares onde estiveram, momentos que as atravessaram. A imagem excede álbuns e ganha vida na memória e imaginação dos observadores e todos que fizeram parte do contexto em que ela foi produzida. Faz-se então necessário que a utilização dessas imagens em pesquisas sociais opere num circuito mais amplo formado por esses indivíduos, seu ambiente e sua rede de relações. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem por objetivo construir um compêndio de palavras e imagens que busca mapear e analisar a gama das dimensões, significados e papéis sociais da fotografia em uma família de classe popular, a partir de estudo de caso no Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo, localizada na cidade de Fortaleza. É perceptível uma multiplicidade de papéis e afetos que essas imagens mobilizam dentro de tais grupos. Quais então seriam esses sentidos do arquivamento de imagens para uma família? Na intenção de conhecer o outro, observando e tentando compreender seus registros visuais de ritos, cotidiano e diferenças - aprofundando-se em vidas - é necessário também olhar em volta. Sentir e perceber instantes que não se revelam nem se escrevem em papéis, pois transbordam deles e alcançam um campo mais complexo. É importante então perceber que buscando compreender fotografias, podemos alcançar também visões de mundo e imagens da alma. São essas as mais fortes e potentes que encontrei junto de algumas pessoas e que pretendo aqui analisar e compartilhar.
Descrição: SALES, Bruno Sampaio. Gritos silenciosos: trajetória e significados do álbum de família em um conjunto habitacional. 2012. 127f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6418
Aparece nas coleções:DCSO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012-DIS-BSSALES.pdf6,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.