Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6431
Título: Efeito dos protocolos de fotoativação na dureza de uma resina composta nanoparticulada
Título em inglês: Effect of curing protocols in the hardness of nanofilled resin composite
Autor(es): Pequeno, José Heriberto Pinheiro
Araújo, Gustavo S.
Neri, Jiovanne Rabelo
Bomfim, Andréa G. M.
Mendonça, Juliano Sartori
Santiago, Sérgio Lima
Palavras-chave: Resinas Compostas
Dureza
Data do documento: 2012
Editor: ROBRAC
Citação: PEQUENO, J. H. P. ; ARAÚJO, G. S. ; NERI, J. R. ; BOMFIM, A. G. M. ; MENDONÇA, J. S. ; SANTIAGO, S. L. (2012)
Resumo: Objetivo: O objetivo do presente estudo foi avaliar a dureza de uma resina composta nanoparticulada com diferentes protocolos de fotoativação. Material e Método: Foram confeccionados 10 espécimes (5 mm de diâmetro x 2 mm de espessura) através da inserção de um único incremento do material em uma matriz metálica bipartida com um orifício central. A resina foi fotoativada com uma unidade de luz halógena utilizando dois protocolos: convencional (700 mW/cm², durante 30 segundos) ou gradual (300 mW/cm² durante 10 segundos + 700 mW/cm² durante 20 segundos). Foram realizadas cinco penetrações nas superfícies de topo e de base (500 g por 10 segundos). Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA) a dois critérios, seguido do teste de Student-Newman-Keuls. O nível de significância adotado foi 5%. Resultados: Observou-se que não houve diferença estatística (p>0,05) entre os protocolos de fotoativação em nenhuma das superfícies avaliadas (topo e base); e a dureza na superfície de topo foi estatisticamente superior à base (p<0,01) em ambos protocolos. Conclusão: O emprego de diferentes protocolos de fotoativação não afetou a dureza superficial da resina nanoparticulada.
Descrição: PEQUENO, José H. P. ; ARAÚJO, Gustavo S. ; NERI, Jiovanne R. ; BOMFIM, Andréa G. M. ; MENDONÇA, Juliano S. ; SANTAGO, Sérgio L. Efeito dos protocolos de fotoativação na dureza de uma resina composta nanoparticulada. Rev. Odontol. Bras. Central, Goiânia, GO, v. 21, n. 56, p. 394-397, 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6431
ISSN: 1981-3708
Aparece nas coleções:DCOD - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_jrneri.pdf432,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.