Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6445
Title in Portuguese: Identificação e mapeamento de aglomerações produtivas: análise nos territórios da cidadania no Ceará
Author: Sancho, Daniel de Oliveira
Advisor(s): Pinheiro, José César Vieira
Co-advisor(s): Campos, Kilmer Coelho
Keywords: Concentração produtiva
Indicadores locacionais
Aglomerações
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: SANCHO, Daniel de Oliveira. Identificação e mapeamento de aglomerações produtivas: análise nos territórios da cidadania no Ceará. 2012. 124 f.: Dissertação (mestrado em Economia Rural) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2012.
Abstract in Portuguese: As aglomerações produtivas já vêm sendo estudadas desde 1890, tendo como pioneiro o economista britânico Alfred Marshall. Na época, Marshall conseguiu identificar alguns dos motivos que levavam a este tipo de concentração, bem como os benefícios que tal ambiente gerava tanto para as empresas, como para o meio em que se instalavam. Desde então, novos estudos foram realizados sobre o tema e novas formas de estruturas foram identificadas e batizadas: cluster, Polo de Crescimento, Ambiente Inovador, Arranjo Produtivo Local (APL), etc. Pensando nos benefícios gerados por estas estruturas para as empresas, bem como para as regiões que as abrigam, foi realizado este trabalho. Para tal, quatro territórios do Estado do Ceará foram abordados: Sertão de Canindé, Sertão Central, Inhamuns Crateús e Vale do Curu e Aracatiaçu. Utilizou-se o instrumental de indicadores locacionais (Quociente Locacional, Participação Relativa e o Índice de Hichmann-Herfindahl) para identificar os pontos potenciais para existência dessas estruturas. Após o cálculo destes indicadores, realizou-se um teste para que se pudesse utilizar o instrumental de análise fatorial, em que se poderiam condensar os indicadores em um único índice, chamado de Índice de Concentração Produtiva – ICP. Através deste último, foi possível localizar espacialmente o potencial de cada município para a existência de concentração produtiva de determinado setor. Percebeu-se uma existência significativa de potenciais para existência dessas estruturas na maior parte dos municípios analisados, tendo como destaque os municípios do território do Vale do Curu e Aracatiaçu.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6445
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_dis_dosancho.pdf3,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.