Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65294
Tipo: Artigo de Evento
Título: Controle da malha de torque com acionamento de velocidade aplicado a uma bancada experimental para ensaio de motores
Autor(es): Sousa, Rafael da Silva de
Aguiar, Victor de Paula Brandão
Correia, Wilkley Bezerra
Taleires Filho, Jucelino
Campos, Flávio André Azevedo de
Souza, Darielson Araújo de
Palavras-chave: Controle;Torque;Motor indução;LQG;RST
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Sociedade Brasileira de Automática (SBA) - https://proceedings.science/sbai-2019/inicio; Galoá Science - https://galoa.com.br/
Citação: SOUSA, Rafael da Silva de; AGUIAR, Victor de Paula Brandão; CORREIA, Wilkley Bezerra; TALEIRES FILHO, Jucelino; CAMPOS, Flávio André Azevedo de; SOUZA, Darielson Araújo de. Controle da malha de torque com acionamento de velocidade aplicado a uma bancada experimental para ensaio de motores. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AUTOMAÇÃO INTELIGENTE, 14º., 27 a 30 Out. 2019, Ouro Preto, Minas Gerais. Anais eletrônicos[...] Campinas, Galoá, 2019. v. 1, p. 2705-2710, 2019.- 108533. DOI: 10.17648/sbai-2019-111548.
Resumo: Este trabalho apresenta a implementação de estratégias de controle aplicadas à malha de torque de um motor de indução trifásico tendo a velocidade do motor como variável de controle. Dessa forma, pode-se analisar a viabilidade de se implementar o controle de torque de forma assíncrona em relação ao controle de velocidade e corrente das malhas mais internas. Este é implementado em um inversor de frequência, enquanto aquele é um algoritmo de controle (LQG ou RST) implementado em um computador. O principal propósito do estudo está na observação da resposta de torque a uma referência do tipo degrau, assim o desempenho dos controladores é destacado.
Abstract: This work presents the implementation of control strategies for torque loop control of a 3-φ indution motor with speed as control variable. So that it regards the viability to run torque control loop asynchronously to inner speed and current loops. The latter runs in a frequency inverter while the former is a control algorithm (LQG or RST) implemented in a computer. The main purpose is driven to observe torque response to a step reference signal, so performance of the controllers may be highlithed.
URI: DOI: 10.17648/sbai-2019-111548
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65294
ISSN: 2358-4483
Aparece nas coleções:DEEL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_rdasdesousa.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.