Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65879
Tipo: Dissertação
Título: O significado da bovinocultura para o produtor rural do semi-árido nordestino: um estudo de caso no município de Tauá-CE
Autor(es): Brainer, Maria Simone de Castro Pereira
Orientador: Mayorga Mera, Ruben Dario
Palavras-chave: Bovino - Criação;Desenvolvimento econômico;Desenvolvimento rural;Semiárido
Data do documento: 2001
Citação: BRAINER, Maria Simone de Castro Pereira. O significado da bovinocultura para o produtor rural do semi-árido nordestino: um estudo de caso no município de Tauá-CE. 2001. 96 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2001. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65879. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo conhecer o significado da bovinocultura para o produtor rural do Semi-Árido nordestino. Para tanto, optou-se pela perspectiva metodológica predominantemente qualitativa, com a qual um fenômeno pode ser mais bem compreendido no contexto em que ocorre e do qual é parte, devendo ser analisado uma perspectiva integrada. Além disso, a necessidade de se fazer uma análise da realidade foi importante para a definição do estudo de caso. O estudo foi realizado no município de Tauá-Ceará, situado no Semi-Árido nordestino, onde foram analisadas as umidades de produção a partir de três modelos de exploração: extensivo, semi-intensivo,intensivo. Verificou-se que 30% adotam o modelo de exploração extensivo, 70% o modelo de exploração semi-intensivo, e nenhuma Unidade de Produção apresentou características do modelo de exploração intensivo, compatíveis com as exigências do atual mercado. As informações analisadas dão conta de que a bovinocultura continua sendo a principal atividade desenvolvida no Município de Tauá, tanto em termos de número de unidades de produção que a exploram, quanto em importância econômica. Ainda se configura como a principal atividade comercial e a maior fonte de renda para grande parte das famílias. Dentre os produtores que experimentam a exploração de outras atividades, a preferência tem sido pela ovinocultura. Mas também o caprino está começando a crescer de importância na região. Em termos de tecnologia, a adoção é inferior entre aqueles que adotam o sistema de exploração extensivo. Entre os produtores que adotam o modelo de exploração semi-intensivo, observou-se, na sua grande maioria, um nível médio de tecnologias adotadas e maior capitalização, que os torna menos vulneráveis aos efeitos das oscilações de mercado. Com relação ao meio-ambiente, nenhum dos produtores estudados apresentou performance ambiental ideal e não há uma demonstração explícita de preocupação com a conservação dos recursos naturais, principalmente, por parte dos produtores que exploram extensivamente a atividade. O endividamento junto às instituições financeiras tem agravado a situação dos produtores do Município de Tauá. Fatores tais como a instabilidade das condições climáticas e a inadequação das políticas são responsáveis pelo alto índice de inadimplência junto à instituição bancária. Em virtude das dificuldades, a bovinocultura tende a deixar de ser a principal atividade comercial. Entretanto, ainda continuará servindo à subsistência da família, e como reserva de valor nos momentos de necessidade. Concluindo, pode-se afirmar que o grande problema por que passam os produtores do Município de Tauá é decorrente da ação simultânea de um conjunto de figeses de ordens estruturais, conjunturais, culturais e do modelo de desenvolvimento adotado pelo Estado.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65879
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_dis_mscpbrainer.pdf55,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.