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Título: A metadiscursividade em redações dissertativas de vestibulandos
Título em inglês: Metadiscourse in dissertative essay of vestibular candidates
Autor(es): Faria, Maria da Graça dos Santos
Orientador(es): Cavalcante, Mônica Magalhães
Palavras-chave: Linguistica
Metadiscurso
Argumentação
Gênero Textual
Processo de Referenciação
Argumentation
Textual Genre
Referencial Process
Língua portuguesa - Português escrito - São Luís(MA)
Língua portuguesa - Análise do discurso
Língua portuguesa - Composição e exercícios
Língua portuguesa - Referência
Língua portuguesa - Anáfora
Língua portuguesa - Deixis
Universidade Federal do Maranhão - Vestibular
Data do documento: 2009
Editor: www.biblioteca.ufc.br
Citação: Faria, M. G. S.; Cavalcante, M. M. (2009)
Resumo: Nesta dissertação, propomos uma articulação entre os marcadores metadiscursivos na perspectiva elaborada por Hyland (2005), na sequência argumentativa de Bronckart, (2007) e de alguns processos referenciais, como as anáforas e os dêiticos sob a ótica de Cavalcante (2003) em redações de vestibulandos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A proposta deste trabalho é identificar e descrever as funções metadiscursivas nessas dissertações, no intuito de observar o emprego dos operadores metadiscursivos na construção argumentativa e da possibilidade do uso desses operadores como processos de referenciação. Destacando assim a visão interativa característica de um texto argumentativo que pressupõe as dimensões de posicionamento do autor frente aos seus argumentos e a busca do engajamento do leitor. Partindo do pressuposto de que a presença ou ausência de indicadores metadiscursivos no texto pode revelar a escolha de estratégias próprias da língua para aumentar o nível de persuasão dos seus argumentos.
Abstract: In this dissertation, we propose an articulation between the metadiscoursive markers in the perspective devised by Hyland (2005), in Bronckart’s (2007) argumentative ….sequence, and some referential processes, such as anaphors and deictics under Cavalcante’s (2003) scope, found in the Federal University of Maranhao (UFMA) vestibular candidates’ essays. The purpose of this work is to identify and describe the metadiscoursive functions in those essays, in order to observe the use of metadiscoursive operators in the argumentative construction and the possibility of the usage of such operators as referential processes. Thus, highlighting the interactive vision inherent to an argumentative text that assumes the author’s position dimensions in regards to his/her arguments and the pursuit to engage the reader. Starting from the assumption that the presence, or absence, of metadiscoursive markers in the text can reveal the strategy choices innate to the language in order to increase the persuasion in his/her arguments.
Descrição: FARIA, Maria da Graça dos Santos. A metadiscursividade em redações dissertativas de vestibulandos. 2009. 82 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6612
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